loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02032021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Fecha ou…

O agravamento da pandemia pode ter reflexos na economia de Alagoas. Antes do imaginado. Representantes do setor produtivo e do Estado se reúnem nesta terça pela manhã para avaliar ajustes no atual distanciamento social controlado. Tudo aponta para um endurecimento das medidas nos próximos dias.

...não fecha?

A reunião, no Palácio dos Palmares, vai contar com os secretários da Saúde (Alexandre Ayres), Gabinete Civil (Fábio Farias) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Rafael Brito), além de representantes da Abrasel-AL, ABIH-AL, Fecomércio-AL e Associação Comercial de Maceió.

Retomada

A reunião vai marcar retomada do diálogo entre setor produtivo e governo e será preparatória para as medidas que o Estado deve adotar nos próximos dias em relação ao distanciamento social controlado. Tudo aponta, apesar das negativas repetidas, para um endurecimento de medidas com o fechamento de setores ou, mais provavelmente, para estabelecer redução de horário de funcionamento do comércio e serviços – principalmente bares e restaurantes.

Leitos

Para tentar evitar o endurecimento das medidas, o Estado aumenta esta semana o número de leitos exclusivos para a Covid-19. O secretário Alexandre Ayres adianta que serão disponibilizadas nos próximos dias mais 30 UTIs. Serão dez a mais no HGE.

Mudando a rota

As novas UTIs no HGE seriam utilizadas para o atendimento geral. “Pela primeira vez em anos, conseguimos atender uma antiga demanda, que era ampliação dessas UTIs no Hospital Geral do Estado. Infelizmente, todas elas terão que ser destinadas para pacientes com Covid-19, em função do aumento de novos casos”, pondera Ayres.

Pagando o pato

Rafael Brito defende que o turismo de Alagoas não pode sofrer, mais uma vez, restrições em função de descuidos de outros setores. “Não se pode marginalizar o turismo, enquanto tem gente aglomerando em bares, restaurantes e shows, circulando sem máscaras e sem respeitar regras de distanciamento social controlado”, aponta.

Leite

Por solicitação do Ministério da Agricultura, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a contratação até junho deste ano, com recursos obrigatórios, de Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) para beneficiamento ou industrialização de leite. O limite de crédito é de até R$ 65 milhões, com taxa de juros de 6% ao ano e prazo de reembolso de até 240 dias.

Custeio

O CMN também ampliou de um para dois anos o prazo de reembolso para contratação de crédito de custeio pecuário para retenção de matizes bovinas de leite. As medidas foram adotadas para evitar a descapitalização desse segmento e garantir o abastecimento do mercado.

Novos hábitos

A pandemia de coronavírus deixou os consumidores mais atentos e reflexivos. É o que mostra pesquisa da Mosaiclab feita em 17 países e apresentada durante a maior feira de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, que evidenciou algumas das vontades deste novo perfil de cliente e o que ele espera do varejo.

Dicas

O Sebrae Alagoas traz algumas dicas para que o empreendedor ficar atento aos novos hábitos consumidores. Segundo a pesquisa mencionada, os consumidores desejam ver no varejo nos próximos anos as seguintes características: intensificação de interação nas lojas digitais; interação digital nos restaurantes; lojas inteligentes; serviços de customização; conhecimentos específicos e treinamento; experiência de smart shop; experiência em loja; live commerce; economia compartilhada e entrega via drone.

Relacionadas