app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27032021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/03/2021 - Matéria atualizada em 27/03/2021 às 04h00

Polo 

Durante entrega de casas, nessa sexta-feira, 26, na região do Benedito Bentes, o prefeito de Maceió, defendeu a inclusão da proposta de construir um polo gerador de empregos e renda na parte alta da cidade no plano diretor da capital. 


Proximidade

Para JHC, um polo de empregos na região do Biu traria, entre outros benefícios, a comodidade para que “as pessoas possam trabalhar mais perto de casa”.


Marca

A proposta de criação de um polo industrial no Benedito Bentes foi a marca de campanha de Allan Pierre na campanha de vereador por Maceió em 2020. Mesmo não tendo sido eleito, apesar da boa votação (3 mil votos), o líder comunitário parece ter plantado uma semente que pode dar bons frutos para a região.


Não fecha

A taxa de ocupação de UTIs exclusivas para Covid-19 fechou em 86% nessa sexta-feira, 26. Se continuar nesse patamar até a próxima segunda-feira, tudo indica que o governo vai renovar o decreto do plano de distanciamento social controlado com todo o Estado na fase vermelha. A boa notícia é que nenhum setor hoje aberto deverá fechar. Em outras palavras, as atuais restrições devem ser mantidas por mais 15 dias.


Leitos

A Secretaria de Saúde do Estado trabalha com a possibilidade de abertura de novos leitos de UTI para Covid-19 nas redes públicas e privadas. Atualmente, são 368 em todo o Estado, dos quais 318 estavam ocupados até essa sexta-feira. Se conseguir ampliar mais um pouco, tudo indica que Alagoas vai conseguir manter as restrições de circulação com equilíbrio entre ciência e economia. A conferir. 


Mais crédito... 

A Vivo quer acelerar o Vivo Money, serviço de crédito pessoal exclusivo para clientes pós-pago e controle da companhia. Com isso, a partir de agora as taxas de juros que partiam de 1,99% ao mês foram reduzidas, começando em 1,49% ao mês, com prazo para pagamento de 6 a 24 meses. 


...na praça

Além disso, o Vivo Money passará a atender um público ainda maior, possibilitando que mais assinantes tenham acesso ao crédito. Outras iniciativas que estão nos planos futuros da Vivo são também disponibilizar o crédito para clientes pré-pagos, assim como tornar o Vivo Money uma opção para financiamento de smartphones e outros dispositivos.


Insumos

Foi encerrado nessa sexta, 26, o levantamento realizado pela Conab sobre os valores pagos pelos produtores de insumos utilizados em cinco cultivos no estado, são eles: cana (São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Campos); abacaxi (Arapiraca); do arroz (Penedo) e a mandioca (Girau do Ponciano), além do maracujá (Coruripe).


Cotação

A metodologia utilizada pela Conab leva em conta informações de preços de fertilizantes, mudas, sementes entre outros, apurados junto às revendas locais. Os valores pesquisados são utilizados no cálculo dos custos de produção.


Emprego

O setor agropecuário começou o ano mantendo o bom resultado de 2020 em relação à geração de empregos, com 32.986 novas vagas criadas em janeiro, o dobro de vagas criadas em relação ao mesmo mês de 2020 (16.482), segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Vagas

Os dados mostram que o agro se tornou o setor que mais aumentou seu estoque de trabalhadores (2,05%). As atividades agropecuárias que mais contribuíram para o bom resultado de janeiro foram as frutas de lavoura permanente com 12.960 postos.


Abril

A moagem da cana no ciclo 20/21, que teve início em agosto do ano passado, deve se estender até as primeiras semanas de abril. Por conta da chuva na região do litoral norte de Alagoas, as usinas Camaragibe e Santo Antônio deverão finalizar a safra nos dias 02 e 07 de abril, respectivamente, com expectativa de repetir os números da moagem passada.


Açúcar

Com quatro usinas ainda em operação na safra 20/21 (Sumaúma, Coruripe, Camaragibe e Santo Antônio), o departamento Técnico do Sindaçúcar-AL informou que foram produzidas, até a primeira quinzena deste mês de março, mais de 1,3 milhão de toneladas de açúcar. Deste total, segundo dados do boletim quinzenal nº 13, pouco mais de um milhão de toneladas foram do tipo VHP, destinado à exportação, e mais de 316 mil toneladas do cristal, consumido no mercado interno.


CPI

A instalação de uma CPI da Covid-19 tem a aprovação da maioria dos brasileiros. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 26, pela Exame/Ideia sobre a percepção do brasileiro acerca da pandemia do novo coronavírus. Para 71% dos brasileiros, a investigação deveria ser instaurada. 


Colapso

O levantamento aponta que diante do panorama atual de aumento de casos e falta de leitos nos hospitais, 91% dos brasileiros acreditam que o Brasil vive um verdadeiro colapso de saúde.

Os dados são da mais recente pesquisa EXAME/IDEIA. O levantamento ouviu 1.255 pessoas entre os dias 22 e 24 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 


Toque

A pesquisa também sondou a opinião dos brasileiros sobre as medidas de toque de recolher e fechamento de serviços não essenciais com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas. Entre os entrevistados, 56% apoiam essas duas estratégias de contenção da covid-19.

Mais matérias
desta edição