app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA16042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 16/04/2021 - Matéria atualizada em 16/04/2021 às 04h00

Live

O presidente do Sindaçúcar-AL e vice-presidente do Conselho Temático da Agroindústria da Confederação Nacional da indústria (CNI), Pedro Robério Nogueira, participou, ontem, da live ‘Mercosul e União Europeia - Superando obstáculos para a implementação do acordo em 2021’, promovida pela CNI. Na ocasião, Nogueira defendeu a aceleração da implantação do acordo entre os dois blocos econômicos.


Acordo

A conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, em 2019, foi a principal conquista recente do Brasil, do bloco e do setor empresarial na agenda de acordos comerciais. A CNI trabalhou ativamente para a retomada das negociações desse tratado ainda em 2012 e desde então se mantém na linha de frente para garantir a coesão do setor empresarial em prol do seu andamento.


Central

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, e demais diretores da empresa participaram, ontem, da abertura do encontro que tratou sobre o Plano de Negócios Central de Cooperativas. A central representa a junção de quatro cooperativas singulares, tendo o objetivo de atender às necessidades das empresas nas suas particularidades, ampliando desta forma o poder de negociação e capacidade operacional.


Encerrado

Terminou ontem o prazo para inscrição no Programa Planta Alagoas, que irá distribuir cerca de mil toneladas de sementes de milho, arroz, feijão e sorgo a 50 mil famílias e onde foram investidos R$ 15 milhões.


Lançamento

O Programa Planta Alagoas, que seria lançado nesta sexta-feira, 16, segundo informações no site da Secretaria de Agricultura, ocorrerá oficialmente no dia 23.


Liberado

Allan Pierre foi uma das surpresas na eleição de vereador em Maceió pelo PSC. Ficou entre os 30 primeiros colocados, embora não tenha conseguido ser eleito. Nesta semana, em encontro com o presidente do partido em Maceió, o vereador Marcelo Palmeira, o líder comunitário pediu liberação do partido. “Vou tocar novos projetos”, avisa.


Projetos

Liberado do PSC, Allan Pierre espera reunir um grupo para discutir projetos para Maceió e Alagoas. A ideia é trabalhar propostas que poderão ser apresentadas tanto para a Câmara dos Deputados, quanto para a Assembleia Legislativa. “Vamos conversar com pessoas que têm em comum projetos para melhorar a qualidade de vida de nosso povo”, aponta.


Câmara

Allan Pierre não decidiu se irá ou não disputar mandato em 2022. Mas avalia que independente de sua candidatura quer levar à frente propostas como a construção do polo industrial no Benedito Bentes. “Esse é um tipo de projeto, assim como tantos outros na parte alta de Maceió, que precisam do envolvimento direto de um deputado federal. Vamos reunir pessoas comprometidas com projetos inovadores e que tragam oportunidades de desenvolvimento para nosso estado e a partir daí definir a participação o processo eleitoral”, adianta.


Programa

A Cooperativa da Agricultura Famílias e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba) iniciou as atividades do programa Desenvolver Mais na última segunda-feira, 12, com o cadastro de novos grupos beneficiários. Vão ser contemplados com o desconto no combustível diesel embarcações turísticas, caçambas e tratores.


Desconto

Embarcações pesqueiras já vinham sendo contempladas com o acesso ao diesel mais barato. Será concedido pela cooperativa o valor de trinta centavos para cada litro do diesel.


Produtos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou a lista de produtos de agricultura familiar com descontos em abril. A ação ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) fica abaixo do preço de referência.

Mais matérias
desta edição