app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA20042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 20/04/2021 - Matéria atualizada em 20/04/2021 às 04h00

Venda...

O deputado federal Pedro Vilela apresentou emenda aditiva à Medida Provisória (MP) nº 1.040, de 29 de março de 2021, que possibilita produtores de etanol realizar a venda direta do biocombustível. A proposta é um pleito antigo do setor sucroenergético alagoano.


...direta

De acordo com o texto, as unidades produtoras do etanol hidratado combustível poderão comercializá-lo junto a distribuidores e também diretamente com postos revendedores, além de mercado externo e a critério da ANP com outros agentes produtores.


Desafios

“Cenários e Perspectivas Econômicas 2021: Desafios e Oportunidades” é o tema do workshop virtual que o Banco do Nordeste realiza no próximo dia 22, com transmissão pelo canal do Banco no YouTube


Riscos

O evento objetiva analisar cenários e riscos no contexto da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), compartilhando práticas e conhecimentos que possibilitem interpretar os impactos setoriais, sobretudo na indústria bancária. As atividades serão mediadas pelo economista-chefe do BNB, Luiz Esteves.


Quem vai

O economista-chefe do BTG Pontual, Mansueto Almeida, o cientista político e professor do UniCEUB Ricardo José Pereira Rodrigues e o consultor da Câmara dos Deputados César Mattos participam, a partir das 9h30, do painel “Cenários Econômicos e Políticos”.


Tem mais

Às 11 horas, o economista-chefe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Adalto Modesto Júnior, debate os “Riscos e Oportunidades Setoriais”, em painel que contará também com a presença do Giovanni Beviláqua, economista do Sebrae Nacional.


Projeto

Alagoas foi escolhida para, a partir de maio, executar projeto piloto de implantação do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) do Ministério da A agricultura. O primeiro passo será uma ação conjunta entre os setores público e privado para a execução da vacinação contra a PSC de forma regionalizada na Zona não Livre da doença.


Milho

O Banco Central do Brasil emitiu um comunicado esclarecendo que as perdas causadas por doenças transmitidas pela cigarrinha na cultura do milho receberão a cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).


Parceria

Pesquisadores da Embrapa participaram, semana passada, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, de reunião com parceiros para discutir e articular o fortalecimento de pesquisas com mandioca, grãos e hortaliças no município e entorno. O anfitrião do encontro foi o secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Hibernon Cavalcante.


Abatedouro

O edital para concessão do abatedouro de Viçosa, que deve beneficiar mais de 12 municípios da região do Vale do Paraíba, já foi divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O procedimento será realizado na modalidade de concorrência, por meio do critério de maior oferta apresentada, com prazo de 25 anos para concessão.


Participação

Empresas interessadas em participar devem enviar toda a documentação prevista no edital, bem como a proposta de licitação até o dia 15 de junho. A sessão pública também acontece na mesma data, às 9h, na sede da Seplag, localizada no centro de Maceió. Poderão apresentar propostas os interessados que tiverem atuação compatível com a área e que atendam aos requisitos de habilitação jurídica, de regularidade fiscal e trabalhista, e de qualificação técnica e econômico-financeira que estão dispostos na publicação.


Bancada

A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados elegeu, para o cargo de procuradora geral da Mulher, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), com 76,6% dos votos, Além da alagoana, a deputada Celina Leitão (PP) também foi eleita para o posto de Coordenadora  Geral da bancada de mulheres.

Mais matérias
desta edição