app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA21042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/04/2021 - Matéria atualizada em 21/04/2021 às 04h00

Sem nomes

Quem será o próximo governador de Alagoas? No momento, não há sequer nomes, de fato, definidos para a eleição que será realizada no próximo ano. Mas existe a possibilidade de uma disputa com três nomes competitivos: um do grupo de JHC, outro do grupo de Renan Filho e outro ligado a Arthur Lira e Marcelo Victor.


Genética

O 6° Leilão Genética de Berço, do promotor Joãozinho Pereira, promete ofertar a reserva especial da Agropecuária Pereira, com alta qualidade genética das raças gir e girolando, no dia 16 de maio. O remate será no formato virtual, com transmissão da Agreste Leilões, a partir das 14h. Ao todo, serão 55 lotes. A JJPZ está oferecendo condição especial de pagamento e frete grátis para toda Alagoas, Sergipe e Bahia (na malha viária da BR 101, até a cidade de Feira de Santana/BA).


Carbono

O Ministério da Agricultura lançou as bases conceituais do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado ABC+, com vigência até 2030. O objetivo é avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima.


Suspenso

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) suspendeu novamente a alíquota do imposto de importação aplicado às importações de milho, soja, óleo de soja e farelo de soja. A medida entra em vigor sete dias após a publicação de resolução Gecex e termina em 31 de dezembro de 2021.


Aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 começa no dia 1º de maio. Nessa etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Ao todo, em Alagoas, deverão ser imunizados mais de um milhão de animais.


Desenvolve

A Linha de Crédito Emergencial da Desenvolve, em menos de um mês da entrega do primeiro lote de desembolso, já liberou mais de R$ 2 milhões para o setor de turismo em Alagoas. A medida integra pacote econômico do governo.


Recursos

O Conedes garantiu investimento de R$ 3,5 bilhões para atração de novas empresas para Alagoas. De 2017 até abril deste ano, foram aprovados incentivos para cerca de 90 empreendimentos com a geração de mais de 44 mil postos de trabalho.


Bancada

A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados elegeu, para o cargo de procuradora-geral da Mulher, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), com 76,6% dos votos, Além da alagoana, a deputada Celina Leitão (PP) também foi eleita para o posto de coordenadora geral da bancada de mulheres.


Feminina

Tereza Nelma irá representar as 79 parlamentares da Câmara e tem como uma de suas propostas a criação de uma Procuradoria da Mulher em todas as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil, utilizando do Programa Câmara Itinerante.


Abatedouro

O edital para concessão do abatedouro de Viçosa, que deve beneficiar mais de 12 municípios da região do Vale do Paraíba, já foi divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O procedimento será realizado na modalidade de concorrência, por meio do critério de maior oferta apresentada, com prazo de 25 anos para concessão.


Participação

Empresas interessadas em participar devem enviar toda a documentação prevista no edital, bem como a proposta de licitação até o dia 15 de junho. A sessão pública também acontece na mesma data, às 9h, na sede da Seplag, localizada no Centro de Maceió. Poderão apresentar propostas os interessados que tiverem atuação compatível com a área e que atendam aos requisitos de habilitação jurídica, de regularidade fiscal e trabalhista, e de qualificação técnica e econômico-financeira que estão dispostos na publicação.

Mais matérias
desta edição