app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA24042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/04/2021 - Matéria atualizada em 24/04/2021 às 04h00

Reabertura

O presidente da Asplana, Edgar Filho, participou de reunião com o governador Renan Filho na quinta-feira, 23. No encontro, uma avaliação da retomada da produção de cana-de-açúcar em Alagoas e a possibilidade de reabertura de uma a duas usinas.


Expansão

Para o presidente da Asplana, a reabertura de usinas ajudaria a expandir a produção de cana no Estado, limitada atualmente em função de problemas de logística. “Em algumas regiões de Alagoas os plantadores de cana têm dificuldades de moer sua produção numa distância de até 30 km, o que torna a atividade menos competitiva. Ter uma indústria mais próxima do produtor vai ajudar a tornar a atividade mais rentável e incentivar o replantio de áreas”, aponta.


Reunião

Além da reabertura de usinas, a Asplana também apresentou ao governo propostas para incentivar o plantio de cana-de-açúcar por pequenos produtores. “O governador ficou de convocar até o começo do próximo mês uma reunião da câmara setorial da cana-de-açúcar para tratar dessas questões”, adianta Edgar Filho.


Pix

A TIM alcançou a marca de 2 milhões de faturas pagas via PIX pelos seus clientes, o que reforça uma mudança de hábito em curso, estimulada pelo aumento da digitalização da sociedade no atual cenário. Para incrementar esse número, a companhia disponibiliza, a partir deste mês, o QR Code do PIX inserido em todas as suas contas físicas e digitais.


Evolução

A TIM observou que quase 15% dos clientes que já pagaram faturas via PIX utilizavam anteriormente os meios físicos. Em 2020, mais de 75% da base de clientes optou por pagar suas contas por canais online. Para a companhia, essa penetração tende a aumentar ainda mais, em função da transformação digital acelerada pela pandemia.


Aceitação

Pesquisa recente na sua plataforma TIM Ads, que contou com a participação de 113 mil clientes de todo o País, mostra que a modalidade de pagamento pelo PIX é bem aceita: 49% declararam já ter usado, e 15%, que têm interesse em usar. Outros 23% afirmaram que não conhecem a ferramenta.


Festival

O Festival do Trabalhador, que é promovido pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e Empreendimentos Solidários (Coopaiba), vai acontecer no feriado de 1º de maio em formato de live. A programação contará com apresentações artísticas e vai ao ar pelo Youtube a partir das 19h. O evento é tradição no município de Piaçabuçu por homenagear os trabalhadores e trabalhadoras locais.


Concurso

Neste ano, a novidade do Festival do Trabalhador fica por conta do 1º Concurso de Fotografias sobre a vida no município. O objetivo, segundo o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, “é estimular, valorizar a força do povo de Piaçabuçu, provocando reflexões sobre a relação entre os piaçabuenses e seus ambientes de trabalho por meio da linguagem fotográfica”.


JJPZ

O 6º Leilão Virtual Genética de Berço, promovido pela Agropecuária Pereira (JJPZ), vem ainda mais forte na edição deste ano. O criatório preparou uma seleção de gir leiteiro e girolando, com reserva especial, no domingo, 16, com transmissão pelo canal Agreste Leilões, no Youtube. Além da melhor genética leiteira do mercado, o leilão ainda vai facilitar o pagamento com condição de parcelamento e frete free para Alagoas e para os estados de Sergipe e Bahia na malha rodoviária da BR-101 até feira de Santana.


Seca

Alagoas está entre os seis estados da federação que apresentaram diminuição na área de seca no último mês de março, quando comparado ao mês de fevereiro, segundo aponta levantamento do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


Registro

No primeiro trimestre de 2021, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou 136 estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar produtos de origem animal para países com exigências específicas. A ação representa o crescimento do Brasil no mercado internacional.

Mais matérias
desta edição