app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/04/2021 - Matéria atualizada em 27/04/2021 às 04h00

Finalizada 

Iniciada na segunda quinzena de agosto do ano passado, a safra 20/21 foi encerrada, em Alagoas, no último domingo, dia 25 de abril, totalizando mais de oito meses de moagem. O ciclo foi finalizado pela usina Sumaúma. 


Unidades 

A safra, que foi iniciada pela usina da Cooperativa Pindorama, contou com 15 usinas em atividade. No último boletim quinzenal do Sindaçúcar-AL, com posição acumulada até o dia 15 de abril e que já apresentava a moagem finalizada por 14 usinas, foram processadas mais de 17 milhões de toneladas de cana. 


Comemoração 

Para o presidente da Asplana, Edgar Filho, a perspectiva para a safra 20/21 foi atingida pelas unidades agroindustriais canavieiras, com mais de 17 milhões de toneladas de cana beneficiadas. 


Chuvas 

Para Edgar Filho, apesar de o setor estimar no começo da moagem, uma safra de 18 milhões de toneladas, a redução da chuva no verão do ano passado acabou refletindo no crescimento da cana e no resultado final da moagem. “Mas o setor vem em recuperação nos últimos anos. É um final de safra para ser comemorado”, afirmou. 


Vacinação 

Com um rebanho superior a um milhão de bovídeos (bovinos e bubalinos), a Adeal inicia em 1º de maio a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021. A abertura oficial está prevista para ocorrer, no dia 03 de maio, na Fazenda Santa Luzia, zona rural de Maceió, a partir das 10h, com a vacinação assistida de animais. 


Leite 

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participa de uma série de reuniões, no decorrer desta semana, em Brasília, para tratar de questões relacionadas à continuidade do Programa do Leite e a novos projetos para a agricultura familiar em Alagoas. 


ACA 

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) reforça apoio institucional na realização dos leilões que estavam previstos na programação da Expoalagoas Genética deste ano, evento que precisou ser cancelado devido à pandemia. 


Remates 

Os negócios de animais acontecem no final de semana de 14 a 16 de maio, com três leilões contemplando raças bovinas e equinas. "O Nordeste e o Brasil vão estar de olho nos produtos de Alagoas a serem ofertados nesses remates. Alagoas é celeiro de genética e ainda conta com a expertise de pecuaristas que estão sempre buscando melhoramento genético e qualidade nos seus trabalhos", aponta o presidente da ACA, Domicio Silva.


Agenda

Na agenda dos leilões promovidos pelos criadores alagoanos no mês de maio, em formato virtual, estão o Reprodutores do Futuro, do Nelore Santa Catarina; além dos Vaquejada e Trabalho, com equinos quarto de milha, e o 6º Genética de Berço, com uma seleção de genética leiteira reconhecida nacionalmente. As informações sobre os remates estão disponíveis no site da Agreste Leilões na internet. 


Reforço

Para os criadores que querem reforçar o plantel ou que estão ingressando na pecuária, o Leilão Genética de Berço é o lugar certo para investimentos e ainda oferece condições de parcelamento em 2+2+2+24. O remate, promovido pela Agropecuária Pereira, acontece no domingo, 15, às 15h, com transmissão pelo canal da Agreste Leilões no Youtube. Os lotes contam com a reserva especial de novilhas em terço final da gestão, além de bezerras vacas jovens.


Seca

Alagoas está entre os seis estados da federação que apresentaram diminuição na área de seca no último mês de março, quando comparado ao mês de fevereiro, segundo aponta levantamento do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).


Registro

No primeiro trimestre de 2021, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou 136 estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar produtos de origem animal para países com exigências específicas. A ação representa o crescimento do Brasil no mercado internacional. 


Exportação

Neste mesmo período foram abertos seis novos mercados para exportação de produtos de origem animal e três para exportação de produtos para alimentação animal. Um total de 20 certificados sanitários também foram acordados com os países para atualização de modelos vigentes e para abertura de mercados. 


Concurso

O governo de Alagoas vai realizar o concurso público para a Emater, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas. As discussões para realização ainda estão sendo discutidas, mas o governador Renan Filho revelou que a previsão é de que sejam destinadas, aproximadamente, 100 vagas para a área da assistência técnica agrícola.


Planta 

Na última sexta-feira (23), o Estado ganhou um novo programa que vai ajudar os agricultores familiares no plantio, o Planta Alagoas. Ao todo, serão distribuídas mil toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz a 50 mil beneficiários, entre agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.


Alagoas

Com um investimento de R$ 13 milhões, o Programa Planta Alagoas contará com uma nova e moderna ferramenta de monitoramento, o aplicativo Agro Perto, um APP que acompanhará o ritmo de plantio e os resultados agronômicos das culturas, levando em consideração a produção, hectares plantados, produtividade, renda média e custo-benefício do valor aplicado.


Funcionando

O Procon Maceió está realizando atendimentos de forma presencial (no Barro Duro) e on-line (no Centro). Na sede do Centro da cidade, os atendimentos presenciais foram suspensos, mas a modalidade on-line continua pelo telefone 0800 082 4567, pelo WhatsApp (82) 98882-8326 ou por e-mail [email protected]. Já na antiga unidade da FAT, no Barro Duro, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.


Horário ampliado

Ponto turístico importante para visitantes e para os maceioenses, a Feirinha e Pavilhão de Artesanato da Pajuçara contam com horário de funcionamento dos boxes ampliado até às 20h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. A medida, publicada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social no Diário Oficial do Município, irá beneficiar em torno de 370 comerciantes.


24 horas

São Sebastião e Branquinha, 22 de abril de 2021 - O Banco24Horas chega a São Sebastião e a Branquinha, no Alagoas. Em São Sebastião, o caixa eletrônico multibanco pode ser encontrado no Hiper Natacha, localizado na Av. Antônio Custódio Pôrto, 230 - Centro. Em Branquinha, o caixa eletrônico pode ser encontrado na Farmácia do Trabalhador, localizada na Rua Doutor Prado Omena, 17 - Centro. Agora, os moradores e visitantes da cidade podem contar com mais facilidade e comodidade para realizar operações bancárias.

Mais matérias
desta edição