app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA28042021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/04/2021 - Matéria atualizada em 28/04/2021 às 04h00

Conab

A Conab vai oferecer à iniciativa privada a oportunidade de parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagem. A ideia é atrair o setor privado concedendo imóveis que não atendem mais os objetivos da empresa, como prédios, fazendas, terrenos e armazéns anteriormente encerrados, e obter como contrapartida o investimento na rede ativa da companhia.


Imóveis

Foram autorizados estudos para 205 imóveis do portfólio de ativos imobiliários da empresa para a elaboração dos modelos de parceria. A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos vai atuar junto à Conab para identificar os tipos de ações com o setor privado que resultem na otimização operacional dos armazéns, bem como na melhoria e continuidade dos serviços.


Live

Devido à pandemia da Covid-19, cooperativas de agricultores familiares do litoral sul de Alagoas, a exemplo de Pindorama e Coopaiba, optaram por realizar, neste sábado, 1º de maio, uma programação virtual com a realização de lives em comemoração ao Dia do Trabalho.


Pindorama

Em Pindorama, onde 1º de maio também marca o aniversário de morte do fundador da cooperativa, René Bertholet, será promovida uma live com a participação do presidente da empresa, Klécio Santos, e demais diretores, além de estarem previstas premiações entre os cooperados. A transmissão será realizada através do Youtube.


Exportação

As condições de mercado devem garantir a rentabilidade dos produtores de cana para a safra 21/22. O cenário externo apresenta estabilidade quando comparado ao período anterior. Se no início da pandemia a desvalorização do petróleo influenciou na queda dos preços internacionais entre março e abril de 2020, os meses seguintes foram marcados pela recuperação das cotações, em razão da limitação dos estoques globais da safra 20/21. A perspectiva é que as exportações continuem aquecidas, segundo avaliação da Conab.


Funcionando

O Procon Maceió está realizando atendimentos de forma presencial (no Barro Duro) e on-line (no Centro). Na sede do Centro da cidade, os atendimentos presenciais foram suspensos, mas a modalidade on-line continua pelo telefone 0800 082 4567, pelo WhatsApp (82) 98882-8326 ou por e-mail [email protected]. Já na antiga unidade da FAT, no Barro Duro, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.


Horário ampliado

Ponto turístico importante para visitantes e para os maceioenses, a Feirinha e o Pavilhão de Artesanato da Pajuçara contam com horário de funcionamento dos boxes ampliado até às 20h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. A medida, publicada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social no Diário Oficial do Município, irá beneficiar em torno de 370 comerciantes.


24 horas

O Banco24Horas chega a São Sebastião e a Branquinha, no Alagoas. Em São Sebastião, o caixa eletrônico multibanco pode ser encontrado no Hiper Natacha, localizado na Av. Antônio Custódio Pôrto, 230 - Centro. Em Branquinha, o caixa eletrônico pode ser encontrado na Farmácia do Trabalhador, localizada na Rua Doutor Prado Omena, 17 - Centro. Agora, os moradores e visitantes da cidade podem contar com mais facilidade e comodidade para realizar operações bancárias.


Registro

No primeiro trimestre de 2021, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitou 136 estabelecimentos sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar produtos de origem animal para países com exigências específicas. A ação representa o crescimento do Brasil no mercado internacional.


Exportação

Neste mesmo período foram abertos seis novos mercados para exportação de produtos de origem animal e três para exportação de produtos para alimentação animal. Um total de 20 certificados sanitários também foram acordados com países para atualização de modelos vigentes e para abertura de mercados.

Mais matérias
desta edição