Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA06052021
.

Acerto
Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) considera acertada a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de aumentar a taxa básica de juros (Selic) de 2,75% para 3,5% ao ano.
Técnica
Para a entidade, trata-se de uma medida técnica do Banco Central que se mostra comprometida com o crescimento econômico a longo prazo e com o controle da inflação no País, que já acumula uma alta de 6,17% nos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Juros
Mesmo com o aumento da Selic, a ABRAINC informa que os juros reais seguem negativos em 2,6%, mantendo a atratividade do mercado imobiliário para o investidor e para o consumidor final. "Os juros seguem em patamares baixos e, mesmo com essa ligeira variação, o mercado imobiliário segue atrativo", comenta Luiz França, presidente da ABRAINC.
Erro
Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), reagiu negativamente à decisão do Copom, que definiu ontem a nova taxa Selic em 3,5%.
Descompasso
“Há vários indicadores positivos que mostram uma recuperação econômica em curso e setores, como a indústria, que já retomaram o nível de atividade pré-pandemia. No entanto, há segmentos que ainda estão muito vulneráveis, como o de serviços, sobretudo por conta da nova onda de medidas restritivas decretadas em vários estados”, aponta Skaf.
Cenários
“Neste cenário, a subida de juros promovida pelo Banco Central eleva a incerteza e pode intensificar os impactos negativos do fechamento de atividades econômicas, além de prejudicar a retomada do emprego verificada nos últimos meses.”, diz o presidente da Fiesp
Posse
O novo presidente da Adeal, José Márcio Maia, tomou posse, ontem, no Palácio República dos Palmares, em solenidade em que o governador Renan Filho também empossou demais secretários e gestores recém-nomeados.
A2/A2
Há mais dez anos investindo no aperfeiçoando genético do rebanho, a Agropecuária Pereira, que fabrica lácteos a partir do leite especial com beta-caseína A2/A2, usado no combate a doenças, a exemplo de alergia, passa pelo processo para se tornar a primeira fazenda do Nordeste certificada para a produção deste tipo de leite e seus subprodutos.
Prazo
A Emater alerta os agricultores familiares para a prorrogação do prazo de pagamento dos boletos de adesão do programa Garantia Safra 20/21. Antes, se encerrava na sexta-feira (30), agora, vai até o dia 20 de maio.
Parceria
O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, recebeu ontem a visita do presidente da Ascoob, Élcio Morais, discutindo possíveis parcerias entre as cooperativas para o fortalecimento da agricultura familiar.
Homenagens
Os conselheiros do Sindaçúcar-AL José Carlos Maranhão (diretor da usina Santo Antônio) e Luiz Antônio Bezerra diretor da usina Serra Grande) foram homenageados, ontem, na abertura de um dos eventos virtuais que antecede à 21ª Conferência Internacional DATAGRO sobre açúcar e etanol e que teve como tema “Açúcar e etanol – Nordeste”.
Moderador
O encontro online da Datagro contou com a participação do presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, moderador do painel: projeto estruturante agrícola para o Nordeste face as mudanças climáticas.
Convênio
O Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinam convênio para acelerar MEI. A iniciativa irá selecionar 200 microempreendedores individuais da capital alagoana para participar de capacitações e mentorias gratuitas.
Mistério
Renan Filho vai alimentar as incertezas no campo político pelos próximos meses. Em entrevista, ontem, o governador disse que pode ou não ser candidato em 2022, dependendo da conjuntura e do MDB. Em outras palavras, continua indeciso.