loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
32° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA12052021

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Movimento

A Sefaz divulgou, nessa terça-feira (11), o boletim do movimento econômico em Alagoas. As atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 52% no mês de abril de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Analisando

A Sefaz analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos no período, avaliando efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas durante a pandemia de Covid-19 na economia do Estado.

Varejo

De acordo com os dados, o varejo apresentou crescimento de 54% no seu total, apresentando índices positivos em todas as suas atividades. No segmento, destaques para o comércio varejista de veículos (179%), hipermercados e supermercados (20%), combustíveis (20%), que representam 54% do total de emissões do período.

Fora da curva

Também foi observado que algumas atividades varejistas tiveram um crescimento representativo em termos percentuais, como vestuário (510%), calçados (380%), tecidos (329%), eletrodomésticos (209%), lojas de departamentos (199%), dentre outros. O fato ocorreu porque, no exercício anterior, estas atividades estavam restritas em decorrência do início da pandemia. Estas atividades somadas representam 5% em relação ao total de emissões do período.

Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 77% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a fabricação de cloro e álcalis (1.599%), resinas (383%), material de construção (149%), fabricação de produtos químicos (85%) e a fabricação de alimentos (46%), representando 58% dos valores de emissões no período.

Retomada

No setor industrial, o crescimento representativo se deu pelo fato de as indústrias do ramo de cloro e álcalis, produtos químicos e resinas, terem retomado as atividades que haviam sido reduzidas drasticamente no exercício anterior. As atividades com resultados negativos foram petróleo e gás (-17%) e fabricação de açúcar (-6%), representando 23% em relação ao total de emissões no período.

Atacado

Já o setor atacadista teve aumento de 29% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de atacadistas de material de construção (115%), bebidas (61%), combustíveis (43%) e alimentos (22%), que representaram 70% dos valores totais emitidos. Neste segmento, apenas atacadistas de açúcar (-21%) e fumo (-4%) apresentaram variações negativas no período.

Parceria

Em busca de novas parcerias que possam gerar maior desenvolvimento econômico e social, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, participou de uma reunião com o reitor da UFfal, Josealdo Tonholo. O encontro, realizado em Maceió, contou ainda com a participação do prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros. Entre outros assuntos, foi discutida a parceria tripartite com ações na Fazenda São Luiz, localizada no município de Viçosa e onde também funciona o Hospital Veterinário, unidades do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.

A2/A2

Com mais de dez anos de genética selecionada, Agropecuária Pereira produz leite especial com beta-caseína A2/A2; lácteo se apresenta como uma opção de consumo para pessoas com restrições alimentares, a exemplo de alergia ao leite. Em Alagoas, a fazenda se torna pioneira na produção na região Norte/Nordeste e passa pelo processo final de certificação.

AMA

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participou de uma reunião, ontem, com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que se comprometeu em apoiar as cooperativas do Estado para fortalecimento das compras da agricultura familiar, principalmente para a merenda escolar.

Relacionadas