app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA15052021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 15/05/2021 - Matéria atualizada em 15/05/2021 às 04h00

Impraticável

O governo vai recorrer da decisão que determina o retorno das aulas presenciais no estado em até dez dias, conforme liminar da juíza Soraya Maranhão, da 1ª Vara de União dos Palmares. “É impraticável o retorno às aulas nesse período”, aponta o secretário de Educação do Estado, Rafael Brito.


Vacina

A estratégia do Estado, segundo Brito, é retomar as aulas no formato híbrido (presenciais e remotas) a partir da vacinação dos professores. “Acreditamos que isso será possível a partir da segunda quinzena de julho ou início de agosto. Não é seguro para servidores e estudantes retomarem o calendário presencial sem que os professores tenham sido vacinados”, pondera.


Diferenças entre...

A decisão da juíza atende pedido do Ministério Público de Alagoas (MP/AL). O órgão ajuizou ação civil pública pleiteando o retorno das aulas presenciais e argumentou ainda que o decreto estadual nº 74.292/2021 possibilitou o retorno praticamente de todos os setores da sociedade, a exemplo de teatros e cinemas, menos o das escolas públicas estaduais, o que seria incongruente.


..cinemas e escolas

“A diferença é que no cinema, no teatro, vai quem quer. Na escola, servidores e alunos, ao contrário, são obrigados a comparecer. Não é razoável retomar aulas presenciais sem a vacinação e sem garantir a segurança sanitária da comunidade escolar”, aponta Brito.


Permanente

O Senado aprovou o PL 5575/2020, que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A proposta segue para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro, e será mais um auxílio para os empreendedores enfrentarem os desafios causados pela pandemia do coronavírus.


Floresta

O Sebrae e o Ministério do Meio Ambiente preparam o lançamento do programa Floresta + Empreendedor. O objetivo da iniciativa é promover o crescimento do mercado de empreendedores que prestam serviços de preservação ambiental. O programa é um eixo do já existente Floresta+ e estará aberto para pessoas físicas e jurídicas, grupo familiar ou comunitário que, de forma direta ou por meio de terceiros, executam as atividades de serviços ambientais em áreas mantidas com cobertura de vegetação nativa ou sujeitas à sua recuperação.


Agenda

A sétima edição do Startup Day será realizada este ano no dia 22 de maio e de maneira 100% online, como ocorreu em maio de 2020, quando a pandemia de Covid-19 já havia se instalado no Brasil. O evento, o primeiro da Jornada da Inovação, é realizado pelo Sebrae com o intuito de fomentar o ecossistema de inovação no país e está com pré-inscrições abertas no site.


Tecnologia

O Banco do Nordeste lançou o AgroamigoNet, estratégia de financiamento de kits de conectividade rural, visando impulsionar a inclusão digital dos agricultores familiares, além do WhatsApp Agroamigo, solução que padroniza e qualifica o atendimento remoto aos produtores.


Tecnologia 2

São beneficiários agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a DAP ativa, e tenham realizado operações de valores até R$ 20 mil, atendidos pelo Agroamigo.


Renovado

Em Dia de Campo Virtual do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e da Embrapa assinaram um termo de cooperação técnica para a segunda fase do projeto. Os experimentos foram realizados em 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs), nos nove estados do Nordeste e Norte de Minas Gerais, para selecionar as variedades que melhor se adaptaram ao clima de cada estado. Em Alagoas, a unidade fica localizada no município de Batalha.


Conecoop

As cooperativas da agricultura familiar representadas pela Unicafes Alagoas solicitaram ao secretário de Estado do Desenvolvimento e Turismo, Marcius Beltrão, durante audiência na quarta-feira,12, a retomada das atividades do Conselho Estadual de Cooperativismo (Conecoop). Os representantes entregaram ao gestor algumas demandas de fomento ao segmento, incluindo a participação do segmento na nova fase do programa Alagoas Maior.


Espaço

Segundo o presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o Conselho é o principal espaço institucional disponível para legitimar o posicionamento das cooperativas dentro do governo. “No momento atual, com muitas cooperativas desacelerando, se torna imprescindível reativar esse espaço. Será o melhor campo para debatermos políticas públicas para o nosso setor e fazermos a defesa dos agricultores”, relatou Cardozo.


Tudo pronto

A Agropecuária Pereira já está com tudo pronto para a realização do 6º Genética de Berço, seu leilão anual das raças gir leiteiro e girolando, que acontece neste domingo (16). Os 50 lotes selecionados pelos criadores Joãzinho e Nicolas Pereira são compostos por bovinos das gir e girolando, sendo novilhas, bezerras e doadoras. O remate ainda oferece o diferencial de frete free e pagamento em 24 parcelas.


Regulamentação

Foi publicada nessa sexta-feira (14), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 123, que estabelece os padrões de identidade e qualidade para bebidas não alcoólicas (chá, refresco, bebida composta, refrigerante e soda) e, quando couber, os respectivos preparados sólidos e líquidos. A norma entra em vigor em 1º de junho. A regulamentação traz novas possibilidades de inovação ao criar a categoria de bebida saborizada, que flexibiliza as exigências quanto a matérias-primas, mas com o cuidado de que as informações relevantes sejam claramente expostas ao consumidor. Outra regra atualizada e obrigatória é a declaração da quantidade de frutas no rótulo.


Prêmio

As inscrições do prêmio Selo Mais Integridade deste ano foram prorrogadas. Empresas e cooperativas do setor poderão se inscrever até o dia 3 de agosto, no site do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O prazo, que terminava no dia 1º de junho, foi prorrogado conforme Portaria 148, de 23 de abril. A premiação do setor agropecuário reconhece práticas de responsabilidade social, sustentabilidade ambiental, ética e de combate à corrupção.

Mais matérias
desta edição