loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19052021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Nova fase

O Plano Nacional de Imunização prevê que serão vacinadas pessoas por faixa etária após a conclusão da imunização dos chamados grupos prioritários. Ainda assim o Estado vai “antecipar” aplicação da vacina por faixa etária já a partir desta semana.

Painel

A população-alvo (grupos prioritários) no Estado, de acordo com o PNI, é formada por 1.104.651 pessoas. Até ontem, 564.782 pessoas tinham recebido a primeira dose, o equivalente a 51% do total. Outras 251.890 pessoas tinham recebido a segunda dose (22,8%). No total, foram aplicadas no Estado 816.672 doses (D1 e D2).

Vacinas

O Vacinômetro, painel do LocalizaSus, revela que até essa terça-feira, 18, Alagoas tinha recebido 1.285.180 doses de vacinas, suficientes para vacinar 642,5 mil pessoas, ou seja, apenas 58% da população-alvo.

Superestimado

O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres explica que Alagoas avançará para novas faixas etárias, apesar da diferença entre o total de vacinas recebidas, aplicadas e a população-alvo; “Esse grupo prioritário está superestimado e por isso será acelerada a vacinação por faixa etária”, pondera.

Reserva

Segundo Ayres, o Estado continua reservando vacinas para a segunda dose. O objetivo é evitar os problemas verificados recentemente com a CoronaVac. “Serão reservadas 120 mil doses de AstraZeneca só pra segunda dose, uma vez que a produção da Fiocruz vai sofrer uma interrupção em junho”, aponta.

Parceria

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está firmando parceria com a Globo Lat, empresa de tecnologia do Rio Grande do Sul, com a finalidade de promover colaboração técnica para a reabertura da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha.

Biodiesel

O presidente da Federação Unicafes/AL, Antonino Cardoso, representou a Unicafes Nacional durante audiência nesta terça-feira,18, na câmara técnica do setor de Biocombustível com o presidente da Câmara Federal, o deputado alagoano Arthur Lira (PP-AL). O encontro, que contou com representantes de Associações produtoras no Brasil, tratou sobre o Programa Nacional de Produção de Biocombustível (PNPB) e a manutenção para 13% do volume de mistura de biodiesel acrescentado ao óleo diesel.

Frente

Durante a reunião, foi comunicado aos representantes a reativação da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, com a liderança do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), que será empossado, nesta quarta-feira,19, às 12h, em Brasília, como novo presidente. O grupo, que foi criado para atender às demandas do setor de biocombustíveis no País conta com mais de 200 deputados e senadores e completa dez anos de existência em outubro.

Impacto

“A redução da mistura pode impactar, principalmente, na atividade da agricultura familiar que lida com oleaginosas resultando em perda de renda do produtor inserido no Programa Selo Biocombustível Social. O programa adquire matéria-prima, remunera o agricultor e oferece assistência técnica. São contemplados, a nível nacional, produtores de grãos e em Alagoas pequenos produtores de coco”, disse.

In loco

Uma agenda de visitas para conhecer o funcionamento do Selo será cumprida pelos parlamentares. A primeira será feita em Alagoas às Associações de Produtores, pelo presidente Arthur Lira. A segunda se dará no estado do Rio Grande do Sul, com visitas às indústrias do segmento.

Live

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, apresenta, nesta quarta-feira (19), as Ações para Ampliação da Conectividade Rural no Brasil. Com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, o evento será transmitido em live no canal do Mapa no Youtube, a partir das 15h. No evento, será lançado o estudo “Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro”, desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Relacionadas