Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA21052021
.

Vacinação
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson Lima Neto, participará, hoje, dia 21, de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Na pauta do encontro a cobrança sobre o andamento da vacinação dos trabalhadores industriais do setor sucroenergético.
Indústria
Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou uma postagem nas redes sociais anunciando a conclusão da vacinação de grupos prioritários. Os trabalhadores da indústria, incluindo os do setor sucroenergético, foram inseridos na última faixa do público-alvo, mas a vacinação desses profissionais só foi iniciada até agora apenas em Maceió.
Excluídos
De acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, receberão a vacina contra a Covid-19 na fase 1 os chamados grupos prioritários ou público-alvo. Apesar da vacinação dos trabalhadores do setor industrial ainda não ter começado em 101 cidades, Alagoas já anunciou o início da fase 2, com a retomada da vacinação por idade para pessoas abaixo de 60 anos.
Volta às aulas
O secretário de Educação do Estado, Rafael Brito, deve anunciar na próxima semana a data para a retomada de aulas híbridas (presenciais e remotas) na rede estadual de ensino. Para isso, o secretário tem cobrado que as prefeituras acelerem a vacinação dos professores.
Segurança
“Não dá para voltar às aulas sem a vacinação dos professores. O apelo é para que as prefeituras vacinem todos os profissionais da educação o quanto antes, até porque só poderemos definir um calendário para a presença desses servidores na sala de aula depois que eles receberem vacina”, pondera.
Entraves
Brito diz que tem ouvido muitas reclamações de servidores em função de dificuldades para a aplicação das vacinas em algumas cidades: “Há municípios em que existem declaração de que o professor tem efetivo exercício em sala de aula, além de outros documentos, o que retarda e burocratiza a imunização desses profissionais que estão dentro dos grupos prioritários do PNI”, aponta.
Liderança
Levantamento da Conab aponta que Alagoas segue firme no ranking como maior Estado produtor de cana do Nordeste. Na safra 20/21, foram processadas mais de 17 milhões de toneladas de cana em uma moagem que perdurou por quase oito meses.
Ranking
O levantamento da Conab destaca que a segunda posição no ranking é ocupada por Pernambuco com 11,8 milhões de toneladas de cana processadas. Já a terceira colocação fica com a Paraíba com 6,2 milhões de toneladas de cana moída.
Nordeste
No geral, a região Nordeste processou no ciclo 20/21 mais de 48,8 milhões de toneladas de cana. Segundo o boletim, dos nove estados nordestinos, apenas o Ceará não teve registro de moagem.
Agro do Bem
A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) foi escolhida pelo grupo Agro do Bem para ser a representante dos alagoanos na ação do programa de TV “Campo Musical – Live Solidária”. A Associação arrecadará donativos, até sexta-feira (28), no Parque da Pecuária, em Maceió/AL, para doação ao Lar São Domingos.
Serviço
A live acontecerá no domingo (30), às 20h, com transmissão pelo Terra Viva para todo o Brasil, e vai anunciar o volume de doação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal a serem arrecadados em todos os Estados.
Inclusão
O presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, acompanhou a comitiva de parlamentares de Alagoas, com a liderança da deputada estadual Jó Pereira(MDB-AL), ao Ministério da Cidadania, em Brasília/DF, nesta quarta-feira,19. O grupo tratou das demandas da agricultura em Alagoas incluindo a oferta de cisternas e microcisternas comunitárias.