loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 17/03/2025 | Ano | Nº 5924
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26052021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Diálogo

O secretário de Agricultura, Maykon Beltrão, conversou ontem por telefone com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida. Os dois reforçaram a importância de manter diálogo permanente entre setor produtivo e poder público.

E mais diálogo

Algumas questões levantadas pela Faeal serão resolvidas, adianta Maykon, a exemplo de transferências de servidores da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas. “Já conversei com o presidente da Adeal (Zé Márcio) e ele vai ouvir não só o setor produtivo, mas também os servidores da casa. O compromisso dele e meu é fazer uma gestão eficiente e focada no desenvolvimento de Alagoas”, aponta.

Tradição

“Alguns produtores reclamaram da falta de diálogo com a Adeal, inclusive da transferência de profissionais de uma região para outra. Esta questão me parece plenamente superada. O presidente da Adeal já entrou em contato comigo, assim como o secretário Maykon Beltrão, e nós vamos retomar o diálogo entre o setor produtivo e o setor público agrícola, uma tradição que traz ganhos para todos”, pondera Álvaro Almeida.

Pautas

A diretoria do Sinteal se reuniu, ontem, pela primeira vez com o governador Renan Filho. Durante a audiência, no Palácio dos Palmares, foram apresentadas diferentes pautas. A mais importante delas foi suspensão do desconto de 14% da contribuição previdenciária para professores e servidores da Educação aposentados.

Nota de corte

“O governador Renan Filho finalmente cedeu à nossa mobilização, que já dura mais de um ano, e reconheceu publicamente a injustiça que é o desconto previdenciário de 14% sobre as/os aposentadas/os da educação”, comunicou o Sinteal nas redes sociais. Hoje o desconto incide sobre vencimentos acima de um salário mínimo. A expectativa é que passe a incidir sobre valor mais alto, podendo chegar ao teto previdenciário, de R$ 6,4 mil.

Projeto

Segundo o Sinteal, “o governador assumiu o compromisso com o Sinteal de que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa para a revogação do desconto já a partir de junho. “Devemos manter a pressão até a conquista, porque só a luta nos garante!”, disse o sindicato em nota.

Irrigação

A Codevasf, tem investido cerca de R$ 2,6 milhões na aquisição e na distribuição de kits de irrigação por gotejamento a produtores rurais alagoanos. As famílias beneficiadas receberão kits compostos por gotejadores, conexões, filtros e reservatório, a serem utilizados em áreas de 0,5 a um hectare.

Betholet

Diretores da Cooperativa Pindorama receberam, ontem, a visita de Pierre e Carmita Andrade Bertholet, filho e esposa do fundador da maior cooperativa de agricultores familiares de Alagoas, René Bertholet. Relembrando as histórias do início da cooperativa, os visitantes percorreram as dependências da empresa, constatando o desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas. Os familiares do fundador de Pindorama foram recepcionados pelo diretor-secretário da empresa, Antônio de Oliveira.

Aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada, este ano, em Alagoas, será encerrada na próxima segunda-feira, dia 31 de maio. A meta da agência de defesa agropecuária é vacinar 100% do rebanho alagoano, que é formado por mais de um milhão de animais, entre bovinos e bubalinos.

Emater

Após quase 10 anos de sua recriação, a Emater atende, hoje, de forma direta, mais de cinco mil agricultores familiares e, indiretamente, 35 mil, por meio de demandas espontâneas e ações pontuais, com acessibilidade às políticas públicas. Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, o instituto é presidido por João Paulo Calheiros.

Relacionadas