app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA28052021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/05/2021 - Matéria atualizada em 28/05/2021 às 04h00

Sem vacinas

Faltam vacinas no Brasil e em Alagoas. E não é apenas contra a Covid-19. Pecuaristas de todo o Estado reclamam que estão enfrentando dificuldades para conseguir comprar vacinas contra a febre aftosa, obrigatória para criadores de bovinos, nas lojas agropecuárias do Estado.


Com vacinas

Ontem, o secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, disse que tem cidades que estão “estocando” vacinas contra a Covid-19. São municípios onde a vacinação está atrasada e devem ter o envio de novas doses suspenso nos próximos dias.


Regularização

Ayres avisou que as cidades que estão com vacinas estocadas nas geladeiras só voltarão a receber novas doses depois que usá-las, ou seja, depois que o imunizante chegar aonde tem que chegar: no braço das pessoas.


Ato...

Na semana passada, o governo de Alagoas chegou a anunciar o fim da vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários. O comunicado veio depois que várias prefeituras, da capital e interior, informarem que haviam encerrado a fase um do PNI. Todo o processo foi revisto a partir de alerta do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar de Alagoas (STIA/AL).


...falho

Na semana passada, Jackson Lima Neto procurou Alexandre Ayres para informar que trabalhadores da indústria, incluídos no PNI, não estavam sendo vacinados. Nessa quarta-feira (26), o secretário foi até a sede do sindicato e garantiu que não faltariam vacinas para os grupos prioritários.


Começando

Alagoas tem cerca de 70 mil trabalhadores no setor industrial, sendo mais de 10 mil no setor sucroalcooleiro. Após as cobranças, várias prefeituras iniciaram a vacinação nesta semana. É o caso de São Miguel dos Campos. Na quarta-feira, o prefeito George Clemente participou do início da vacinação na Usina Caeté, uma das maiores do Nordeste, instalada na cidade.


Gratidão

“Agradecemos ao prefeito George Clemente e à secretária de Saúde, Adeline Carvalho, pelo início da imunização dos trabalhadores do município, que exercem uma atividade essencial para toda a sociedade”, disse o diretor administrativo e de suprimentos da Caeté, Paulo Couto Ramalho de Castro.


Capacitações

Projeto AgroNordeste-AL promoveu, durante todo o mês de maio, oficinas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo destinadas a produtores rurais de vários povoados de Olho D’água das Flores. O AgroNordeste retoma suas ações com capacitações promovidas pelo Sebrae Alagoas.


Cancelado

Empreendedores devem ficar atentos para não ter CNPJ cancelado pela Receita Federal. Dados divulgados pelo Sebrae apontam que aproximadamente 29 mil empresas alagoanas têm problemas com o fisco que podem resultar num cadastro inválido.


Prorrogado

O contribuinte optante pelo Simples Nacional (SN) que aderir à Escrituração Fiscal Digital (EFD-SPED) até 30 de junho ficará dispensado da autenticação de livros na repartição fiscal, de acordo com a prorrogação publicada na Instrução Normativa (IN) Nº 19/2021, devendo ainda ser escriturados e conservados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram.


Produção

A Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) está trabalhando na criação de um banco de forragem na região da Bacia Leiteira, no Sertão de Alagoas. O serviço irá produzir, em seis unidades, plantações de leucena, moringa e manissoba. O objetivo é amenizar os custos com insumos tradicionais, a exemplo da soja e do milho.

Mais matérias
desta edição