app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA29052021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 29/05/2021 - Matéria atualizada em 29/05/2021 às 04h00

Leitos

A taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a cair em Alagoas. Na quarta-feira, 26, um dia antes de o governador Renan Filho anunciar novas restrições de circulação de pessoas, chegou a 92%. Na quinta-feira, 27, dia do novo decreto, caiu para 88% e nessa sexta-feira, nova queda, para 86%.


Causas

A queda na ocupação se deu pela contratação de mais leitos pela Secretaria de Saúde e também por altas ou mortes de pacientes.


Mais leitos

Alexandre Ayres espera que ampliar até a próxima semana o número de UTIs exclusivas para Covid-19 em Alagoas. “devemos chegar a 392”, aponta. A Secretaria está conseguindo, segundo o secretário, abrir mais 5 leitos em hospitais públicos e privados. E com dificuldades.


No limite

O número de UTIs para Covid-19 é recorde. São quase 400 leitos, número bem maior do que os 270 leitos que o Estado tinha em julho do ano passado, no “auge” da primeira onda da pandemia. As dificuldades para abrir novos leitos são crescentes. Falta, principalmente, material humano.


Capacitações

Projeto AgroNordeste-AL promoveu, durante todo o mês de maio oficinas de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo destinadas a produtores rurais de vários povoados de Olho D’água das Flores. O AgroNordeste retoma suas ações com capacitações promovidas pelo Sebrae Alagoas.


Cancelado

Empreendedores devem ficar atentos para não ter CNPJ cancelado pela Receita Federal. Dados divulgados pelo Sebrae apontam que aproximadamente 29 mil empresas alagoanas têm problemas com o fisco que podem resultar num cadastro inválido.


Prorrogado

O contribuinte optante pelo Simples Nacional (SN) que aderir à Escrituração Fiscal Digital (EFD-SPED) até 30 de junho ficará dispensado da autenticação de livros na repartição fiscal, de acordo com a prorrogação publicada na Instrução Normativa (IN) Nº 19/2021, devendo ainda ser escriturados e conservados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram.


Trabalhadores

A vacinação de dez mil trabalhadores da indústria do açúcar de Alagoas contra a Covid-19 foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, em reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson Lima Neto.


Relatório

Um relatório – solicitado pela Secretaria de Saúde – foi apresentado a Alexandre Ayres com a relação dos municípios com funcionários das usinas, além do número de trabalhadores de cada uma das 15 unidades industriais.


Caeté

Desde quarta passada, a Prefeitura de São Miguel dos Campos vem vacinando trabalhadores da indústria no município. O grupo compõe a lista dos prioritários, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI). Os trabalhadores da Usina Caeté foram contemplados com a ação.


Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai lançar o “Leilão para você” em Alagoas, segundo o superintendente Lourival Barbosa. A atividade vai funcionar ao molde da “venda balcão”, concedendo espaço para os pequenos produtores de todo País ofertarem suas produções para diferentes regiões do Brasil. “Cada vez mais os pequenos produtores estão preparados para atender às demandas de compra de outras regiões, e isso também deve facilitar quando houver dificuldade de produção na região”, informou Lourival Barbosa, superintendente da Conab em Alagoas.

Mais matérias
desta edição