app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02062021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/06/2021 - Matéria atualizada em 02/06/2021 às 04h00

Quase…

O PSC tem planos ambiciosos para as eleições de 2022. O partido trabalha com a possibilidade de lançar chapas proporcionais e majoritárias. O presidente da legenda no Estado, o prefeito do Pilar, Renato Filho, é pré-candidato ao governo e está trabalhando, desde já, para se viabilizar.


...completa

A tendência na majoritária é buscar coligação com outros partidos que podem indicar candidatos a vice e senador. Na proporcional, no entanto, o PSC deve montar apenas chapa de deputado estadual, abrindo espaço com outros partidos na composição de federal.


Montando

O presidente do PSC em Maceió, vereador Marcelo Palmeira, coordena a montagem da chapa de deputado estadual. Ele próprio deve concorrer a uma das vagas para a Assembleia Legislativa. A deputada estadual Fátima Canuto deve disputar a reeleição pelo partido.


Meta

A chapa de estadual do PSC terá pelo menos outros dez nomes, entre eles Jorge VI, Téo Fortes e Marcos Ferreira. “Estamos montando um grupo para fazer três estaduais”, adianta Palmeira. Nas eleições de Maceió, sob a coordenadão de Marcelo, o partido conseguiu eleger três vereadores. Se repetir a mesma formatação, as chances de conseguir bom resultado nas eleições estaduais são reais.

Plantio

A temporada das chuvas chegou em Alagoas e com ela a época de os fornecedores de cana realizarem o tradicional plantio de inverno. Diante de um cenário com índices pluviométricos em alta, com maio chegando a registrar uma precipitação acima da média histórica para o período, muitos optaram em antecipar o plantio, segundo informou o presidente da Asplana, Edgar Filho.


Preço

Edgar Filho destacou ainda que, na questão financeira, o fornecedor de cana alagoano também passa por um momento positivo. Apesar do ânimo, por outro lado, a questão dos insumos vem preocupando a categoria. “O adubo subiu muito de preço por conta do dólar. O câmbio favorece que esses insumos, que são atrelados a produtos importados, cheguem de forma mais cara, elevando os nossos custos, o que pesa muito no bolso”, declarou o presidente da Asplana.


Gestão

As práticas de gestão em qualidade, meio ambiente, saúde e segurança da Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, foram reconhecidas, mais uma vez, com a renovação das certificações ISO 9001 (que atesta a qualidade do produto e padronização e otimização de processos) e ISO 14001 (que demonstra que a empresa, em todo seu processo produtivo, garante as questões de preservação e proteção ao meio ambiente).


Agro do Bem

Cinco toneladas de alimentos foram doadas pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) ao Lar São Domingos em atividade integrada à Campanha Nacional Agro do Bem. A entrega, que aconteceu na última sexta-feira, 28, antecedeu o encerramento da campanha realizado no domingo,30, com a Live Solidária promovida pelo movimento e transmitida pelo canal Terra Viva. O Estado de Alagoas foi o segundo maior em arrecadação de alimentos.


Alimentos

“O Agro, que coloca a comida na mesa da população mundial, e hoje dá sua demonstração de união e solidariedade nesse momento tão difícil em que estamos vivendo. Nosso muito obrigado aos amigos, parceiros e empresas que participaram conosco”, agradeceu Silva. Os alimentos serão doados para 250 famílias das crianças cadastradas no Lar São Domingo.


Treinamento

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba) segue preparando lideranças visando melhor relacionamento com o seu cooperado e agricultores. Um grupo de trinta jovens, entre eles líderes da cooperativa e agentes de desenvolvimento comunitário, está participando de uma série de capacitações guiadas pelo projeto “Inspirar para líderes”, com 32 horas de carga horária.

Mais matérias
desta edição