app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09062021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/06/2021 - Matéria atualizada em 09/06/2021 às 04h00

Com a cara…

Valorizar a identidade e a cultura local e ainda presentear quem amamos. A Sugestão da Sedetur-AL é o alagoano escolher como presente neste Dia dos Namorados peças da arte popular alagoana - que e ajude a movimentar a economia local.


...de Alagoas

Com uma curadoria especial, a loja do Programa Alagoas Feita à Mão, instalada no Parque Shopping, em Maceió, oferece diversas opções para presentear quem amamos. São itens de decoração, vestidos com bordados, camisetas, e artigos como brincos, colares, bolsas, luminárias, sapatos, cintos e esculturas. Tudo feito à mão pelos artistas populares alagoanos.


Sugestão

Para o Dia dos Namorados, a loja do Alagoas Feita à Mão preparou uma vitrine especial, que vai da decoração romântica a peças carregadas de carinho e amor, e que cabem em todos os bolsos sem fugir do orçamento.


Online

Além do espaço físico no Parque Shopping, as peças artesanais podem ser adquiridas online, através do site www.alagoasfeitamao.com.br. Na galeria virtual há mais de 500 produtos anunciados, refletindo a riqueza e a diversidade de tipologias de Alagoas.


Cidade...

Para melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas do interior de Alagoas, o Sebrae Alagoas e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) trabalham em sintonia e usam como ponto de partida os eixos do programa Cidade Empreendedora.


...empreendedora

Uma reunião com essa pauta foi realizada na manhã dessa terça-feira (8), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, entre a diretoria executiva da instituição e o presidente da AMA, Hugo Wanderley.


Metas

O acesso dos pequenos negócios para as compras públicas das prefeituras e o fomento à agricultura familiar nos municípios foram algumas das frentes discutidas no encontro, o que pode ocorrer mais adiante por meio de projetos ou convênios entre o Sebrae e a AMA. Desburocratizar o processo de abertura de empresas e facilitar ainda mais o atendimento nas Salas do Empreendedor pelo interior do estado também foi discutido na reunião.


Parceria

“O Sebrae é um grande parceiro do empreendedorismo nos municípios, e junto à toda equipe técnica do Sebrae nos foi apresentado um planejamento de trabalho dentro dos municípios. Eu agradeço a parceria de sempre e nós vamos continuar trabalhando para gerar renda e emprego nos municípios alagoanos, principalmente nesse momento de grande dificuldade pelo qual as pessoas passam”, destaca Hugo Wanderley, que também é prefeito da cidade de Cacimbinhas.


Identificando

O presidente da AMA destacou a dificuldade de identificar e mapear a produção agrícola local para manter um cadastro atualizado de produtores, para que ações sejam direcionadas a agricultura familiar. Ele disse que a pauta está sendo discutida com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Uma ação já conhecida pelos gestores é a compra pública, por meio da merenda escolar. Outra é o projeto piloto de cashback, para estimular a compra de produtos da agricultura familiar pela população.


ATER

A Emater firmou dez novos Termos de Cooperação Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com municípios alagoanos no mês de maio. Dentre eles, estão Belém, Capela, Cajueiro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Major Isidoro, São Miguel dos Campos e Palestina.


Parceria

A parceria entre a Emater e as prefeituras elabora um planejamento estratégico de ATER, de acordo com a demanda de cada município, para a capacitação dos agricultores familiares.

Mais matérias
desta edição