app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA29062021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 29/06/2021 - Matéria atualizada em 29/06/2021 às 04h00

Esforço

Para tentar zerar a pauta antes do recesso de meio de ano, que começa oficialmente no dia 1o de julho, os deputados estaduais de Alagoas se reúnem nesta terça-feira, 29, data considerada como “feriado estadual” (na verdade ponto facultativo).


Doação

Entre os projetos que serão votados estão dois de interesses da Educação. “O Conecta Professor e o Escola 10 – Vem que dá Tempo já foram aprovados em reunião conjunta das comissões e devem ser votados no plenário antes do recesso”, avisa o deputado estadual Paulo Dantas.


Aprovação

“Não tenho dúvidas de que o Conecta será aprovado antes do recesso. É um projeto que vai beneficiar mais de dez mil servidores e conta com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e da grande maioria, senão de todos os deputados”, reforça Paulo Dantas.


Tem mais

O presidente da CCJ também acredita que o “Vem Que Dá Tempo” será aprovado antes do recesso: “É um projeto interessante, que concede incentivos para que o alagoano com mais de 18 anos que por algum motivo abandonou a escola possa concluir seus estudos a partir da EJA Modular”, explica Dantas.


Reforma

Outro projeto que será votado, este mais polêmico, é o PLC que altera o sistema previdenciário do Estado. A proposta enviada pelo Executivo tem sete artigos. Apenas um, o que muda a base de cálculo para desconto dos 14% de aposentados e pensionistas, é consensual.


Prazo

O PLC da Previdência será aprovado, nem que tenha que passar por um processo de “desidratação”. Os deputados querem garantir que os servidores inativos que ganham até o teto previdenciário de R$ 6.433,57 deixem de pagar a contribuição já neste mês de junho.


Made...

O Sebrae e a CNI (Confederação Nacional da Indústria) lançam, nesta terça-feira (29), o Programa Indústria Global. A iniciativa é um programa de consultoria gratuita sobre comércio exterior que vai ajudar as micro, pequenas e médias empresas que planejam exportar.


...in Brazil

O objetivo é preparar as empresas para internacionalização, aumentar a maturidade de gestão para o comércio internacional e mostrar para esses empreendedores que vender para o mercado externo é possível, mesmo para pequenos negócios. Os interessados em acompanhar o lançamento podem se inscrever neste link: https://emkt.sistemaindustria.com.br/landing/comex360. Mais informações no site www.industriaglobal.com.br.


Academia

O professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Geraldo Veríssimo tomou passe na terça-feira (22) na Academia Brasileira de Ciência Agronômica. A solenidade, realizada virtualmente, contou com a presença, também, do ex-ministro de Agricultura Alysson Paulinelli, ocupante da cadeira número 1 da academia e indicado este ano para o Prêmio Nobel da Paz.


Perfil

O currículo de Geraldo Veríssimo é extenso. Ele é formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre pela USP e doutor pela Universidade Federal do Paraná. Veríssimo atua como professor do campus de Engenharia e Ciências Agrárias da Ufal e coordena o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) na obtenção de cultivares RB, numa parceria de dez universidades federais da RIDESA e empresas do setor canavieiro nacional.


Plano safra

O Banco do Nordeste divulga, nesta terça-feira, 29, as novidades do Plano Safra 2021-2022, para atendimento do agronegócio da Região. Por meio do plano lançado pelo Governo Federal, o BNB destinará um total de R$ 9 bilhões para todos os estados nordestinos, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Mais matérias
desta edição