loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 04/07/2025 | Ano | Nº 6002
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

MERCADO ALAGOAS

Confira os destaques da economia alagoana #MA03072021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Melhor juntos

Neste sábado, 3 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será comemorado sob o tema “Reconstruir melhor juntos”. Cooperativas em todo o mundo mostrarão que estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.

Impacto

Em Alagoas, a Federação Unicafes, enfrenta o desafio da reconstrução das cooperativas da agricultura familiar que sofreram ou sofrem com a pandemia. Das 52 cooperativas de agricultura familiar existentes no Estado, apenas 18 conseguiram se manter em plena atividade.

Reconstruindo

O presidente da Federação Unicafes, Antonino Cardoso, explica que a maior dificuldade para as cooperativas da agricultura familiar foi a descontinuidade de programas públicos, especialmente a interrupção das compras da merenda escolar. “Agora que todos os setores estão retomando suas atividades, estamos trabalhando, juntos, para que todas essas voltem a operar plenamente, gerando mais renda e mais empregos”, pondera.

Reflexão

Cardoso recomenda que o Coops Day 2021 seja um momento de reflexão para as cooperativas e para toda a sociedade. “Será uma oportunidade para divulgar um modelo de negócios que vai além da lógica do lucro pelo lucro. O cooperativismo vê o negócio centrado no ser humano, inspirado em valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade. É com essa lógica que poderemos reduzir as desigualdades, criar prosperidade compartilhada mesmo diante dos impactos imediatos da Covid-19”.

Perfil

O Coops Day enaltece a bandeira de cuidado, senso de comunidade e igualdade social levantados desde sempre pelas cooperativas. No mundo, 12% da população global está vinculada a cooperativas por meio de três milhões de cooperarivas. Em todo o planeta mais de 1 bilhão de pessoas participam de cooperativas. O Brasil concentra 5,3 mil unidades e emprega mais de 425 mil pessoas. Em Alagoas são 246 cooperativas ativas, sendo 179 matrizes e 67 filiais.

Expansão

A Sicredi Expansão realiza campanha para arrecadar produtos de higiene pessoal, máscaras de proteção, cestas básicas, agasalhos e cobertores que serão doados para instituições que atendem pessoas carentes. A ação foi idealizada para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, em 3 de julho. As doações foram entregues nas agências da Sicredi até essa sexta-feira (02).

Princípios

“Seguindo um dos nossos princípios de apoiar o desenvolvimento da comunidade, estamos participando da ação do Sescoop Nacional para arrecadação dos donativos, que serão entregues a instituições carentes da nossa região. Vamos incentivar os nossos associados e o público a participarem conosco desta ação solidária em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C)”, explica o diretor de operações da Sicredi Expansão, Maurílio Ferraz.

Distribuição

A doação dos itens irá acontecer de 5 a 8 de julho, com utilização da Agência Móvel Sicredi, veículo customizado e que dará apoio às ações itinerantes da cooperativa. Foram contempladas as instituições em cidades onde a Sicredi Expansão tem agências: Maceió/AL, Arapiraca/AL, Palmeira dos Índios/AL, Penedo/AL e Salvador/BA, além de de Santana do Ipanema/AL.

Mais voos

A GOL Linhas Aéreas anuncia para julho um acréscimo da oferta de voos de 55% em relação ao mês anterior. São 75 mil assentos oferecidos diariamente, distribuídos em 132 rotas da companhia. Entre os destaques para as férias, há aumento da oferta de voos a destinos no Nordeste bastante procurados nesta época do ano, como Maceió, Porto Seguro, Ilhéus, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Jericoacoara, entre outros.

Relacionadas