app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA21072021

[email protected]

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/07/2021 - Matéria atualizada em 21/07/2021 às 04h00

Confirmado

Maior evento agropecuário do Nordeste em volume de recursos, a Expoagro foi confirmada para este ano. O evento será realizado com todos os protocolos de segurança, como aconteceu em 2020, devido à pandemia.


Agenda

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) já está sendo preparada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e vai acontecer no período de 23 a 31 de outubro, no Parque da Pecuária. 


Preparativos

Nessa terça-feira, 20, o presidente da ACA, Domicio Silva, apresentou o planejamento do evento deste ano ao secretário de Agricultura, Maykon Beltrão, e buscou a celebração da parceria com o governo do Estado para a realização da exposição. A primeira visita à Seagri também tratou da programação e atividades técnicas, que deve mesclar entre presenciais e virtuais. 


Candidatos ao...

Alagoas já tem dois pré-candidatos ao governo. O primeiro a assumir uma pré-candidatura ao governo de Alagoas, para 22, foi o prefeito do Pilar. Renato Filho (PSC) colocou seu nome na “mesa” em maio deste ano. Desde então, segue tentando construir alianças e trabalha em várias frentes.


...governo 

Outros nomes seguem no campo da especulação. Aí cabem Marcelo Victor (SD), Jó Pereira (MDB), Alexandre Ayres, Rafael Brito, Isnaldo Bulhões (MDB), Rui Palmeira e Davi Davino Filho (PP). Nessa campo não cabe mais o senador Rodrigo Cunha (PSDB). Após a visita do governador do Rio Grande do Sul a Maceió no último final de semana, Cunha assumiu publicamente sua pré-candidatura.


Dúvida

O senador tucano já está em pré-campanha para chegar ao Palácio dos Palmares. Para ele, ao que parece, o maior problema será conviver com a especulação de uma eventual candidatura de JHC – que vai permanecer e crescer enquanto o prefeito não disser se é ou não candidato. 


Cadastur

Com crescimento constante, Alagoas alcançou um novo marco no turismo. Foram realizados 5.817 registros no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no mês de julho. O estado, que saiu dos 2.726 cadastros em janeiro, é o primeiro do Nordeste e o sétimo do país com o maior número de profissionais relacionados à atividade turística.


Boletim

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) criou uma nova fonte de informações sobre agricultura familiar. O Boletim da Agricultura Familiar trará análise sobre os principais macro temas do setor, abordando também as perspectivas, cenários, desafios e oportunidades. 


Conjuntura

A publicação tem como fio condutor a avaliação da conjuntura encontrada pelos agricultores familiares. Para isso, o documento será dividido em macro temas, com espaços destinados às questões de crédito, análise de mercado dos principais produtos, além de entrevistas com os próprios produtores a fim de trazer uma visão de quem vivencia os desafios e as oportunidades existentes.


Selo

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) lança o Selo de Certificação Nelore Brasil para a carne Nelore, que exige compromissos importantes em termos de produção sustentável. O Selo de Certificação Nelore Brasil – A Etiqueta Verde do Agro é o mais novo programa de qualidade de carne da ACNB, que conta com outros dois programas: Nelore Natural e Garantia de Origem Nelore. A carne Nelore com a Etiqueta Verde respeita a legislação ambiental e trabalhista, além de ser 100% rastreada, informa a associação


Pesquisa 

Doze municípios alagoanos recebem, nesta semana, a visita de técnicos da Conab para a atualização dos números referentes à safra de cana. A pesquisa de campo será realizada em Rio Largo, Marechal Deodoro, Colônia Leopoldina, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, São Miguel do Campos, Coruripe, Igreja Nova, Penedo, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Boca da Mata. 


Usinas 

Ao todo, serão visitadas 16 agroindústrias do setor sucroenergético do Estado para a coleta de informações sobre as condições das lavouras, mix produtivo, condições climáticas, expectativas de produção de etanol hidratado, anidro e açúcar. A pesquisa vai analisar ainda as perspectivas de mercado e crescimento do parque industrial. 


Simples 

As empresas de pequeno porte tiveram uma grande vitória no Congresso Nacional. A aprovação das emendas na Lei de Diretrizes Orçamentárias retirou o Simples Nacional do rol de renúncias tributárias sujeitas à inserção nas leis e quadros orçamentários.

Mais matérias
desta edição