app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA23072021

[email protected]

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 23/07/2021 - Matéria atualizada em 23/07/2021 às 04h00

Avaliando

O Sindaçúcar-AL deve divulgar na próxima semana a primeira estimativa de produção para a safra de cana-de-açúcar 21/22 no Estado. A perspectiva é de crescimento em função das chuvas e dos investimentos na renovação e ampliação dos canaviais. 


Prospectando 

“O nosso departamento técnico está concluindo o levantamento de informações de cada uma das unidades produtoras. O sentimento, no entanto, é de alta. A maioria das unidades está projetando crescimento de safra acima de 5%”, aponta o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.


Aço

A produção brasileira de aço bruto aumentou 24% no 1º semestre de 2021 na comparação com os seis primeiros meses de 2020, enquanto as vendas internas cresceram 43,9% e o consumo aparente subiu 48,9% no mesmo período. As exportações diminuíram 13,7% e as importações aumentaram 140,6%. 


Demanda

Os números positivos do 1º semestre do ano e a perspectiva de que a demanda permanecerá aquecida ao longo do 2º semestre levaram o Instituto Aço Brasil a rever suas projeções para 2021. Há expectativa de que em 2021 a produção de aço bruto cresça 14% (frente a estimativa anterior de +11,3%), as vendas internas avancem 18,5% (frente a projeção de +12,9%) e o consumo aparente aumente 24,1% (frente a estimativa de +15,0%).


Retomada

O cenário atual é bem diferente daquele de abril do ano passado, quando havia muitas incertezas de quais seriam os impactos sobre a economia devido à pandemia do COVID-19. Naquele momento, o setor do aço chegou a operar com 45,4% de sua capacidade instalada. Houve queda acentuada da demanda de todos os segmentos consumidores de aço. Hoje, com a forte retomada dos pedidos de compra, o nível de utilização da capacidade instalada do setor é de 73,5%. 


Estudo 

A venda dos sete campos de petróleo da Petrobrás em Alagoas, já anunciada pela gestão da estatal, deverá provocar uma queda acentuada no número de postos de trabalho e o rebaixamento de salários, aprofundando ainda mais a crise econômica no estado. A conclusão é do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps). 


Desempenho

O estudo analisou o desempenho de três petrolíferas nacionais privadas, com o mesmo perfil da Petromais, compradora do polo alagoano, e verificou uma diminuição média de 75% na contratação de empregados próprios e terceirizados em relação ao efetivo da Petrobrás em Alagoas. 


Levantamento 

O levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) mostra que a participação do setor manufatureiro no Produto Interno Bruto (PIB) atingiu novas mínimas históricas e que a indústria continua perdendo protagonismo na economia brasileira. 


Indústria

O peso da indústria de transformação (que reúne todo o setor manufatureiro) caiu de 11,79% do PIB em 2019 para 11,30% em 2020, mantendo-se nesse patamar no 1º trimestre de 2021. Trata-se do menor percentual desde 1947, ano em que se inicia a série histórica das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Vaquejada 

A tropa de equinos quarto de milha de vaquejada selecionada pelos Haras CPMF e Porto Rico já está pronta para a segunda rodada do Leilão Vaquejada e Trabalho, que acontece virtualmente nesta sexta-feira, 23, diretamente dos estúdios Agreste Leilões de TV, com transmissão pelo Youtube. O remate conclui suas vendas de 2021 com a oferta de 22 lotes, pratas da casa, sendo potro futuro e animais já domados e em processo de doma. 


Nordeste

O Banco do Brasil está realizando a venda mediante leilão na modalidade exclusivamente online de 90 imóveis nos nove estados do Nordeste, sendo 31 na Paraíba, 16 no Rio Grande do Norte, 12 no Piauí, 11 em Sergipe, 9 no Maranhão, 6 na Bahia, 3 em Pernambuco, um no Ceará e um em Alagoas. O leilão será realizado pelo endereço gracieleiloes.com.br, através do leiloeiro oficial Renato Gracie, Jucepe nº 366. Os lances já podem ser ofertados e serão encerrados dia 26 de julho de 2021 às 13h.


Reservatórios

Operando com 56,2% de sua capacidade de armazenamento, os reservatórios do Nordeste tiveram a diminuição de 0,2 ponto percentual na última quarta-feira, 22 de julho, se comparado ao dia anterior, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia retida é de 29.015 MW mês e ENA de 1.570 MW med, valor que corresponde a 42% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 54,34%.


Baianos 

Conhecer a fonte para comprovar a qualidade do produto. A Cooperativa Pindorama recebeu, ontem, um grupo de grandes clientes dos ramos de atacado e varejo da Bahia, que visitou as instalações das fábricas. Os empresários baianos são responsáveis pela comercialização de cerca de 40% dos produtos distribuídos pela Pindorama no estado.


Captação 

A Casal e a Usina Triunfo, além da Prefeitura de Taquarana, assinaram um termo de cooperação mútua que tem como finalidade a instalação de uma estrutura para captação de água em um barramento da usina, situada no Riacho Baixa Funda, na bacia hidrográfica do Rio Jequiá. O líquido, depois de tratado, servirá para abastecer Taquarana e Coité do Nóia. 


Energia 

A Superintendência de Energia e Mineração (Suem), da Sedetur, promove na quinta-feira (29), a partir 9h, o Fórum de Energia – Desafios e Perspectivas no setor elétrico pós pandemia. O evento online, que conta com a participação de gestores e especialistas da área, será transmitido pelo canal da Sedetur no Youtube.

Mais matérias
desta edição