app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA30072021

[email protected]

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 30/07/2021 - Matéria atualizada em 30/07/2021 às 04h00

Reforma tributária 

A Fecomércio-AL vai reunir, no dia 12 de agosto, às 16h30, especialistas das áreas econômica, tributária e legislativa para promover o webinário “Reforma Tributária e seus impactos para os empresários”. O evento vai discutir o Projeto de Lei 2.337/2021, que pretende alterar a legislação do imposto de renda e proventos, além da contribuição social sobre o lucro líquido das empresas.


Esclarecendo

O objetivo do webinário é esclarecer quais são os reais impactos para os empresários, o que muda com a segunda fase da reforma tributária e quais serão os setores mais afetados. “Nosso intuito é proporcionar um espaço, com a presença de especialistas na área, para discutir temas atuais com algum impacto para o segmento”, ressaltou o presidente da Fecomércio AL, Gilton Lima.


Quem vem

O webinário vai colocar frente a frente os advogados tributaristas Andressa Targino e Paulo de Tarso, o economista Lucas Sorgato, o assessor econômico da Federação, Victor Hortencio, e o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Para se inscrever, basta acessar o endereço www.fecomercio-al.com.br, clicar no banner do evento no topo do site e realizar o cadastro na página do webinário. 


Ridesa 

A Ridesa liberou, nesta semana, mais 21 novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas em várias regiões produtoras do Brasil por meio de melhoramento genético, durante evento virtual. Destas, seis cultivares foram desenvolvidas em Alagoas, pela Ufal. São eles: RB0442, RB07818, RB08791, RB011549, RB01494 e RB961003. 


Área 

Em Alagoas, no ano de 1990, a área cultivada de cana com a variedade RB era de 6% e hoje chega a 73% do canavial do Estado, segundo Geraldo Verissimo, coordenador do PMGCA/CECA/Ridesa/Ufal. 


História 

Com as 21 novas variedades, a Ridesa já liberou 114 qualidades de cana-de-açúcar RB desenvolvidas em 50 anos de pesquisa pelo setor público. As variedades da sigla RB são cultivadas em mais de 65% da área com cana-de-açúcar no país, uma contribuição de cerca de 12,3% na matriz energética do Brasil. 


Internacional 

A partir deste mês, o Brasil assume a presidência Pro Tempore da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). A Reaf é um espaço para o diálogo participativo entre agricultores familiares, organizações, instituições rurais, academia e governos, com o objetivo de pensar em políticas públicas específicas para o setor da agricultura familiar dos países integrantes do Mercosul. 


Até hoje 

A Sefaz-AL informa que, o prazo para adesão ao Programa de Parcelamento e Redução de Débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Microempresa – ME ou Empresa de Pequeno Porte – EPP, optante pelo Simples Nacional se encerra, hoje, sexta-feira (30). 


Vencidos 

A Secretaria de Estado da Fazenda informa ainda que aqueles que pretendem ingressar ao Programa para fins de pagamento de débitos do ICMS relativos a fatos geradores não abrangidos pelo Simples Nacional vencidos até 31 de dezembro de 2020, deverá ser efetuado no Portal do Contribuinte. 


Baixa

A taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 de UTI vem caindo – melhor, despencando - em Alagoas nos últimos dias. Nessa quinta-feira, 29, estavam sobrando, literalmente, vagas nas unidades de saúde. Apenas um a cada cinco leitos estavam ocupados


Quem te viu… 

Entre maio e junho, a taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 chegou próximo dos 100%. Ontem, dos 400 leitos, “apenas” 140 estavam ocupados, o que corresponde a uma “ociosidade” de 65%. 


… quem te vê

Segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde do Estado, apenas 20% de todos os leitos exclusivos (1.488) para Covid-19 da rede SUS em Alagoas estão ocupados (299). Ou seja, 80% estão desocupados. 


“Virando a chave”

Nos próximos dias o governo deve decidir o que fazer ante tamanha ociosidade dos leitos. É certo que alguns serão desativados – especialmente os contratados na rede terceirizada. Na rede própria, a Sesau-AL deve “virar a chave” em algumas unidades. É o caso do Hospital Metropolitano, que é  hoje exclusivo para Covid-19 e deve abrir o atendimento para todos os outros procedimentos e necessidades já a partir de agosto. 


Base de comparação

Apesar da queda na taxa de ocupação, o número total de leitos ocupados em Alagoas ainda é alto. Basta comparar com momentos em que a taxa de contágio da Covid-19 estava mais baixa no Estado. No começo de janeiro deste ano, Alagoas tinha 657 leitos SUS para Covid-19, com taxa de ocupação de 41%. Destes, eram 187 UTIs ocupadas por 103 pacientes ou 55%.

Mais matérias
desta edição