app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA11092021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 11/09/2021 - Matéria atualizada em 11/09/2021 às 04h00

Quem Vai…

Alagoas vive a expectativa, desde já, de uma eventual eleição indireta para o governo em abril ou maio de 22. Com a dupla vacância (governador e vice) configurada nos últimos dois anos de mandato, em caso de afastamento de Renan Filho, a escolha será feita de forma indireta – pela Assembleia Legislativa, como manda a Constituição.


...indicar o vice?

Não há dúvidas de que o governador tampão será um deputado estadual. O nome? O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, ou quem ele indicar. Mas tem uma “novidade” que pode mudar o rumo das conversas e facilitar uma composição. Os deputados vão eleger a “chapa” completa. E nesse caso, a indicação do vice pode ser um trunfo para consolidar uma aliança entre o grupo de MV e outros.


Isolamento

No cenário atual, Alagoas tem cinco possíveis frentes para 22: as de Renan Filho, Arthur Lira, Marcelo Victor, JHC e Antônio Albuquerque. A possibilidade é de reagrupamento em duas ou três grandes coligações majoritárias – o que pode deixar um ou dois grupos isolados.


Grãos

A produção da safra nacional de grãos fecha o ciclo com um volume estimado de 252,3 milhões de toneladas, uma redução de 1,8% sobre a safra passada. Este é o último levantamento para esta safra. A primeira está com a colheita finalizada e a segunda com 86,9% concluída até o final de agosto.


Terceira

O Ministério da Agricultura informou que a terceira safra, situada na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), além dos cultivos em Pernambuco e Roraima, as fases das lavouras variam desde a fase vegetativa até as operações de colheita.


Caixa

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, recebeu, nesta semana, representantes da Caixa Econômica Federal. Na pauta da reunião, o início do processo de instalação de uma Agência de Atendimento Agro, que tem a finalidade de ofertar serviços financeiros exclusivos ao agronegócio. A agência será instalada em Pindorama e irá beneficiar produtores rurais de todos os portes.


Mercado

A Usina Coruripe, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no país, expandiu a atuação no mercado de saneantes com o lançamento de uma marca própria de álcool líquido 70%. O produto, que inicialmente será comercializado em Maceió (AL), Aracaju (SE) e nas cidades mineiras no entorno de Campo Florido e Iturama, no Triângulo Mineiro, está disponível desde agosto passado.


Nacional

Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras geraram US$ 33 milhões em novas exportações por meio da participação em rodadas de negócios on-line. A pandemia de Covid-19 e a crise econômica criaram estímulo para muitas empresas buscarem, por meio de encontros on-line com compradores internacionais, novos mercados no exterior para venda de seus bens e serviços.


Nelore

O Nelore SMP, dos criadores Márcio e Mauro Paiva, promove neste sábado,11, a partir das 9h, na Fazenda Campina, a apresentação dos animais selecionados para o 3º Mega Touros SMP, que acontece no domingo, 12, de forma virtual. O remate vai ofertar 100 lotes com a garantia de melhoramento genético e produtividade para os rebanhos.


Expoagro

A Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) vai sediar o 1º Encontro Nordeste dos Criadores da Raça Girolando, no Parque da Pecuária, nos dias 29 e 30 de outubro. O evento, que é promovido pela Associação dos Criadores da Raça Girolando, vai abordar através de palestras temas sobre a produtividade, adaptabilidade aos diferentes sistemas de produção, além da versatilidade e longevidade da raça.


Mega Leite

Alagoas também vai sediar as atividades da Exposição Interestadual de Girolando - Circuito Megaleite 2021/2022 - Etapa Nordeste. O evento já está confirmado para ocorrer entre a programação da 71ª Expoagro Alagoas de 23 a 31 de outubro, no Parque da Pecuária. O julgamento do rebanho Girolando acontecerá entre os dias 29 e 30.

Mais matérias
desta edição