Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA01102021
.

União
O “maior partido” do Brasil, a ser criado a partir da fusão DEM/PSL, já tem nome e número. Será o União Brasil, 44. E, mais do que isso, a legenda nasce com um projeto nacional. O objetivo, aponta o presidente do DEM, ACM Neto, é ter candidato a presidente da República e o maior número de candidatos a governador, senador e deputados nos Estados brasileiros.
Na disputa
Em Alagoas, o União Brasil terá um candidato a governador. Será provavelmente o futuro governador tampão de Alagoas - Marcelo Victor ou quem ele indicar. Quem assumir o Palácio dos Palmares, em caso de afastamento de Renan Filho, vai disputar a reeleição. E vai pelo UB.
Melhor que encomenda
Coincidência ou não, DEM e PSL estão sob influência direta em Alagoas de Marcelo Victor, ainda filiado ao Solidariedade. O presidente da ALE só aguarda a permissão da legislação (janela partidária) para se filiar ao novo partido.
Especial
A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza sessão especial, na próxima segunda-feira, 4, em comemoração aos 10 anos da Unicafes Alagoas, oportunidade em que será debatido o cooperativismo no Estado.
Agricultura familiar
A iniciativa da sessão especial é do deputado estadual Paulo Dantas, que tem apoiado pautas da agricultura familiar no Legislativo. “Vamos fazer uma sessão comemorativa, mas será também um momento de debate. Alagoas precisa apoiar de forma mais efetiva o pequeno produtor, especialmente o agricultor familiar”, defende.
Serviços
A sessão especial será realizada no plenário da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, a partir das 15h, com transmissão pela TV Assembleia.
Mudanças...
O Pix, método de pagamento instantâneo que chegou ao país no final do ano passado, caiu no gosto dos brasileiros e cada vez mais é a forma de pagamento escolhida pelos usuários. Entretanto, esse tipo de transação tem mudado com certa frequência, no intuito de diminuir as vulnerabilidades, golpes e fraudes.
...no PIX
O Banco Central informou que, a partir de outubro, as instituições financeiras terão que estabelecer o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados pelas pessoas físicas das 20h às 6h. Além do Pix, a medida vale também para transações feitas via TED, DOC, pagamentos de boletos e compras pelo cartão de débito.
Webinar
Os principais atrativos turísticos e de investimentos do estado foram apresentados durante o seminário “Alagoas: Perfeita para Relaxar, Ideal para Investir”. Em formato híbrido, o webinar, em São Paulo, contou com a presença dos secretários de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Lançamento
A ser realizada entre os dias 06 a 09 de outubro, a 38ª edição da Expo Bacia Leiteira vai contar com o lançamento do Programa de Melhoramento Genético + Bovinos Alagoas, que vai aperfeiçoar a bovinocultura tanto de leite como de corte, aumentando a produção de leite e carne do rebanho no Estado.
Ferramenta
O Programa de Melhoramento Genético + Bovinos Alagoas tem a finalidade de disponibilizar ao produtor ferramentas, a exemplo de cursos de inseminação artificial, equipamentos e sêmen de alto valor genético, contribuindo para sustentabilidade econômica da atividade leiteira.
Pernambuco
Dirigentes da Asplana participaram, ontem, no Recife, de uma reunião com representantes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) para discutir políticas públicas para melhorias destinadas ao setor sucroenergético. A comitiva alagoana foi comandada pelo presidente da Asplana, Edgar Filho.
Cresol
O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, marcou presença, nesta semana, em um encontro promovido pela Cresol, no Estado do Paraná. Atualmente, empresa se destaca como uma das principais cooperativas de crédito do Brasil.
Dificuldades
Mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras está sem reservas financeiras em seu caixa. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 52% dos negócios desse porte não têm reservas, sendo que, desse total, 12% estão com dificuldades para pagar as contas em dia, o que pode ser agravado ainda mais com o aumento da inflação.