app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA07102021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 07/10/2021 - Matéria atualizada em 07/10/2021 às 04h00

Tlim tlim

A Secretaria da Fazenda divulgou o resultado da arrecadação em setembro. No mês passado, o ICMS fechou em R$ 443 milhões, com variação positiva de 21,09% na comparação com igual mês do ano anterior, quando foram arrecadados R$ 365,83 milhões. 


Equilíbrio 

Em breve avaliação, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, considerou o desempenho do ICMS equilibrado. "Foi bom. Crescendo em todos os setores, em alinhamento com o movimento econômico em todo País". 


Reflexos 

O crescimento do ICMS mantém a tendência de alta, refletindo a pressão inflacionária. De acordo com George Santoro, os preços mais altos de produtos e serviços, a exemplo dos combustíveis e da energia, influenciam diretamente na arrecadação de todos estados, inclusive de Alagoas.


Abertura


Sob clima de otimismo, a 38ª Expo Bacia Leiteira foi oficialmente aberta na quarta, 6,  no Parque Mair Amaral, em Batalha. A cerimônia reuniu autoridades, parlamentares, instituições e produtores de leite dos municípios do Sertão de Alagoas para dar a largada na grande festa da pecuária leiteira do Estado.


Retomada

O evento, que deu uma pausa em 2020 em virtude da pandemia, é aposta para a retomada das atividades econômicas da bacia leiteira, que envolve o trabalho de mais de 15 mil produtores e a produção de 800 mil litros por dia. A programação segue até o sábado, 9, e deve vai movimentar a região com a venda de animais e produtos, além de ofertar conhecimento técnico por meio de palestras e cursos. 


Melhor...

O deputado Paulo Dantas acredita que a Expo Bacia Leiteira deste ano já é a melhor de todos os tempos. Isso porque a exposição traz uma programação diferenciada, inclusiva e técnica.  A entrada no Parque Mair Amaral é gratuita.


... e maior

 “A Expo Bacia recebe seu público muito bem preparada, com uma ótima infraestrutura e recheado de atrações para toda a comunidade leiteira e para as famílias. Sem dúvida, será um evento enriquecedor, que engrandece o setor, com muita segurança, capacitação e transferência de tecnologias”, destaca o deputado. 


Programação

Nesta quinta-feira, 7, a Expo Bacia segue no Parque Mair Amaral e recheada de atrações. Os visitantes poderão observar animais em exposição, o shopping das raças leiteiras, além da feira de negócios e tecnologias. A programação também traz o início do Torneio Leiteiro e o Dia de Campo Agrofloresta, além de palestras durante todo o dia.


Em ação

A comunidade do bairro Vergel do Lago assistida pela Associação Espírita Nosso Lar foi contemplada com itens da agricultura familiar doados pelas cooperativas da Federação Unicafes Alagoas. A entrega, que integra a grade alusiva aos 10 anos de fundação da Unicafes, foi realizada na quarta, 6,  e registrou a doação de 8 mil toneladas de alimentos. Sendo melancia, abacaxi, macaxeira, banana, além de derivados do coco e arroz.


Certificação 

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul divulgou que a Praia do Patacho, localizada na Rota Ecológica, no município de Porto de Pedras, é uma das 22 do País premiadas na edição 21/22 com o selo ambiental e sustentável Bandeira Azul. A bandeira que marca a certificação chega em novembro em Alagoas. 

 

Seleto 

A certificação ecológica internacional é concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que adotam rigorosos critérios de gestão ambiental; diante de condutas que envolvem segurança, qualidade dos serviços, manutenção da qualidade da água, práticas de educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. 

 

Agrinordeste 

Teve início ontem e prossegue até manhã, dia 08, o 28º Agrinordeste, maior evento do agronegócio nordestino, reunindo produtores das regiões Norte e Nordeste e especialistas para debater e trocar experiências sobre as melhores práticas de cultivos e criações. A conferência será em formato híbrido, com encontros presenciais no Recife (PE) e transmissões online gratuitas.

Mais matérias
desta edição