app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA08102021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 08/10/2021 - Matéria atualizada em 08/10/2021 às 04h00

Majoritária 

O deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) tem repetido a diversos interlocutores que pretende disputar o governo em 2022. Entre os possíveis candidatos ao Palácio ano que vem, AA seria o que mais se identifica com o presidente Jair Bolsonaro, o que pode ajudá-lo na montagem de uma chapa competitiva e que possa mudar os rumos da eleição. 


Proporcional

A busca novos partidos para montar chapas de estadual e de federal. A permanência dele e do filho, o deputado federal Nivaldo Albuquerque, no PTB é improvável. Em busca de novas opções partidárias, pode conseguir até três legendas para o seu grupo.


Resultados

As andanças têm produzido resultados. O deputado já tem um partido para chamar de seu. O diretório estadual do Solidariedade é agora composto por pessoas ligadas a AA – incluindo alguns candidatos e candidatas em eleições municipais. É o caso de Mosabelle Ribeiro (Palmeira dos Índios) e de Genivaldo Novais Agra (Carneiros).


Café 

A programação alusiva ao aniversário de 10 anos de fundação da Unicafes em Alagoas vai continuar nesta sexta-feira, 8, em Batalha, com o “Café para Autoridades”, às 8h, no Parque Mair Amaral, em Batalha. Na ocasião, os agricultores familiares e suas cooperativas vão debater as perspectivas do segmento perante o setor e medidas para o fortalecimento das políticas voltadas para o homem do campo. A atividade comemorativa faz parte da programação da 38ª Expo Bacia Leiteira. 


Movimentação

A grande estrutura montada pela prefeitura de Batalha no Parque Mair Amaral, a Expo Bacia Leiteira está atraindo público de todo o Estado. O evento resgatou sua programação técnica e oferece opções de conteúdo para o produtor ficar mais informado sobre o mercado e melhoramento genética animal para a produção de leite. Marcam presença na exposição lideranças políticas como o deputado federal Marx Beltrão, deputados estaduais Jó Pereira e Paulo Dantas, além do secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão. Os anfitriões da Festa, a prefeita de Batalha, Marina Dantas, e o vice, Wagney Dantas,  também receberam as autoridades e prefeitos da Região.   


Maior

A 38ª Expo Bacia Leiteira já supera as expectativas do setor no seu retorno ao Parque Mair Amaral, em Batalha, no Sertão do Estado. O evento, que segue até o sábado, 9, contabiliza a participação de  450 animais que estão participando da exposição em argola,  julgamentos e torneio leiteiro, representando crescimento no rebanho de 50% em relação a edição de 2019.


Vitrine

Consolidada como a grande festa do leite de Alagoas, a Exposição é vitrine para os mais de 15 mil produtores registrados no estado. A produção local, conforme informações do Sindleite/AL, gira em torno de 800 mil litros por dia. O evento também é a maior prateleira dos animais da agricultura familiar, categoria que representa 70% da produção.


Novidade 

Uma das novidades da Expo Bacia Leiteira em 2021 são as transmissões das palestras pela internet. Com uma extensa programação técnica na grade, o público poderá acompanhar as palestras através das lives transmitidas pelo canal do programa Alagoas Rural no Youtube.


Plataforma 

O Ministério da Agricultura lançou a Plataforma de Governança Territorial do Incra, que reúne diversos serviços essenciais do órgão para beneficiários da reforma agrária, ocupantes de áreas rurais da União e proprietários de imóveis rurais. 


Quitados 

Mais de quatro mil motoristas proprietários de veículos já quitaram os débitos ligados ao Profis para extinção de créditos tributários do IPVA. A Secretaria da Fazenda informa que o período de adesão segue disponível até o dia 29 de outubro. 


Opções 

Vale lembrar que os interessados podem efetuar o pagamento em prestação única, com redução de 10% do valor do imposto e de 100% do valor da multa e dos juros. É possível dividir o débito em seis parcelas, mas sem o desconto. 


Espaço 

A Casa do Agricultor Familiar, espaço realizado pela CPLA, se tornou um local para troca de experiências dos pequenos produtores rurais durante os quatro dias realização da Expo Bacia Leiteira, que segue até o próximo sábado (09) com uma programação técnica diversificada. 


Comemoração 

A comemoração dos 19 anos do Programa do Leite fez parte da programação da Expo Bacia Leiteira. A solenidade foi realizada pela CPLA e reuniu, ontem, agricultores familiares, dirigentes de cooperativas e autoridades governamentais no Parque Mair Amaral, em Batalha. Na oportunidade, parceiros, que atuaram ao longo dos anos para a manutenção do programa no Estado, foram lembrados e homenageados.

Mais matérias
desta edição