app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09102021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/10/2021 - Matéria atualizada em 09/10/2021 às 04h00

Prestigiou

O senador Fernando Collor (PROS) visitou a 38ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, nessa sexta-feira. O parlamentar, que foi recebido pelo deputado Paulo Dantas e a prefeita Marina Dantas, visitou os expositores e participou do Café da Manhã em comemoração aos 10 anos de fundação da Unicafes Alagoas.


Elogios

Collor elogiou o evento e destacou a sua importância para o setor. “Meus parabéns ao deputado Paulo Dantas e à prefeita Marina pela grandeza desta festa e o impacto positivo para a nossa economia. Também parabenizo os produtores de leite e agricultores por demonstrarem a pujança do agronegócio e do cooperativismo que se faz presente na organização da agricultura familiar”, destacou o senador.


Tour

O parlamentar fez uma tour pelo Parque Mair Amaral, conversou com expositores e visitantes da Expo. Em fala aos agricultores da Unicafes/AL, Collor enfatizou o serviço de seu mandato a favor da agricultura e sua atuação no Programa do Leite. “Conseguimos quase R$ 20 milhões. Ainda para esse setor, vamos entregar grandes tonéis de leite e mais implementos agrícolas. É um trabalho que estamos fazendo ao longo de todos esses anos e fico muito feliz em saber que os resultados estão sendo positivos”, disse.


Celebração

Ao som do autêntico forró pé-de-serra, a Unicafes-AL recebeu agricultores, representantes de instituições e parlamentares, a exemplo do senador Fernando Collor e do deputado estadual Paulo Dantas, da prefeita  e do vice de Batalha, Marina Dantas e Wagney Dantas, para comemorar seus 10 anos durante a 38ª Expo Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral, em Batalha.


Estruturação

A primeira década da Unicafes à frente dos interesses da agricultura familiar em Alagoas fica marcada pela estruturação e organização do setor, de acordo com  o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo. “Fizemos um café da manhã muito descontraído e que nos ajudou a entender o que foram esses dez anos da Unicafes. Acredito que a Federação tem trilhado o caminho certo, na defesa de políticas públicas e da inclusão produtiva das 34 cooperativas vinculadas”, ressaltou Antonino.


Apoio

A Unicafes-AL aproveitou para pedir apoio das autoridades políticas para pautar a inserção da agricultura familiar no orçamento do Estado. Antonino Cardozo e os dirigentes da Unicafes agradeceram ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, pelo apoio às pautas da agricultura.


Decepção

A vida inteira filiado ao DEM, desde os tempos que o partido se chamava PFL, Davi Maia ficou frustrado com a fusão de seu partido com o PSL. “É lamentável. Acabaram com o DEM e mudaram até o número. Fico muito triste”, pondera.


Caindo fora

O deputado não avalia, nem de longe, a possibilidade de permanência no União Brasil. Com o fim do DEM, sente-se livre para buscar um novo partido.


Novo ninho

Para onde vai Davi? Anote, pela ordem, as opções do deputado: PSDB, PSB e PSD. Mais próximo de Rodrigo Cunha, Maia pode articular a formação da chapa de deputado estadual do PSDB. Existe a possibilidade de montar, no ninho tucano, uma frente com 28 candidatos.


Turismo

Os atrativos turísticos de Alagoas são destaques da 48ª edição da ABAV Expo & Collab, encerrado nessa sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em formato híbrido – com estande presencial e digital – o evento de promoção turística reúne agentes de viagens, operadores, hoteleiros, gestores de companhias aéreas e demais atores do setor.


Confiança

Em setembro, a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), detectou uma redução no nível de confiança dos pequenos negócios de 1,3 ponto em setembro, fazendo com que ela caísse de 100 pontos, em agosto, para 98,7 pontos, o que interrompeu um crescimento que vinha sendo verificado mês a mês, desde março.

Mais matérias
desta edição