app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA14102021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 14/10/2021 - Matéria atualizada em 14/10/2021 às 04h00

Duas frentes

A crise no setor de combustíveis virou um caso de política. Oposição e governo trocam acusações, enquanto o brasileiro faz malabarismos para cozinhar ou ir de casa para o trabalho. Nesse cenário, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), se divide entre a defesa de um projeto de Lei para diminuir o ICMS da gasolina e críticas à Petrobras.


Monopólio

Nessa quarta-feira (13/10), Arthur Lira voltou a criticar a estatal. Acusou a Petrobras de trabalhar para atender acionistas privados, em detrimento do setor público – embora a empresa seja “majoritariamente” do povo Brasileiro. “Estamos tratando do monopólio absurdo do gás de cozinha e da falta de investimento energético. É uma empresa predominantemente pública, e o que existe ali é uma política que precisa ser revista, porque atualmente só distribui os recursos”, criticou Lira.


Respostas na crise

Estudo divulgado este ano pelo Banco Central aponta que, historicamente, as cooperativas de crédito têm respondido às crises de forma diferente dos bancos tradicionais, podendo suavizar os efeitos negativos de recessões.


Perfil

Atualmente, o segmento conta com mais de 10 milhões de cooperados no país e, durante a pandemia da Covid-19, liderou o ranking das concessões de crédito a pequenos negócios no Brasil. Nesse período, a Sicredi Expansão criou um movimento de apoio que incluiu linhas de crédito com condições especiais para seus associados.


Expansão

No fim de setembro, a Sicredi Expansão comemorou 29 anos de existência, mantendo sua característica democrática e transparente. Regulada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, a Sicredi Expansão tem agências em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Salvador (BA), 23 mil associados e administra mais de R$ 1,25 bilhão de ativos.


Usinas

Iniciada na segunda quinzena de agosto e com a expectativa de processar mais de 18 milhões de toneladas de cana, a safra 21/22 já apresenta bons resultados. De acordo com o boletim quinzenal nº 02, com os dados da produção acumulados até o dia 30 de setembro, foram beneficiadas mais de 1,9 milhão de toneladas de cana.


Crescimento

Segundo o boletim, divulgado pelo departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, em comparação ao mesmo período da safra passada, quando a posição acumulada era de pouco mais de 1,4 milhão de toneladas de cana moídas, foi registrada uma variação positiva de 36%.


Produtos

O levantamento aponta ainda que já foram produzidas 129.500 toneladas de açúcar e 36,6 milhões de litros do biocombustível.


Conferência

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, será um dos palestrantes da 21ª Conferência Internacional DATAGRO sobre açúcar e etanol. Com tema central “Na Rota da Mobilidade Sustentável”, a conferência ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, em formato híbrido.


Desinfecção

O Parque da Pecuária, em Maceió, se prepara para receber mais uma edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro). Neste sentido, preparativos na estrutura física começam a ser executados, a exemplo do processo de desinfecção das instalações que foi realizado, ontem, 13.


Biosseguridade

A desinfecção tem o propósito de prevenir e eliminar agentes patógenos, como fungos, bactérias e vírus, que possam existir nas instalações onde os animais ficarão alojados durante o evento.


Catálogo

O rebanho selecionado pelos Irmãos Barros Correia (IBC) já está pronto para subir ao tatersal da Fazenda Recanto, em Viçosa, no sábado, 23, às 13h. A seleção IBC vai contar com 80 touros, 60 novilhas e 10 doadoras. O catálogo com a relação completa dos lotes já se encontra disponível no site da Agreste Leilões o www. agresteleiloes.com.br. No encarte também é possível conhecer o sistema de criação e seleção de genética do rebanho que vem sendo aprimorado há 42 anos em Alagoas.

Mais matérias
desta edição