app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA16102021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 16/10/2021 - Matéria atualizada em 16/10/2021 às 04h00

Remanejamento

O governo de Alagoas pediu, em regime de urgência, que a Assembleia Legislativa aprove projeto de lei que autoriza o Executivo a ampliar o remanejamento orçamentário para 40%. Atualmente, o percentual que pode ser remanejado sem autorização legislativa é de 10%.


Travando

Apesar de disponibilidade de caixa, alguns pagamentos estão parados no Estado por falta de orçamento. Sem o remanejamento, algumas secretarias não vão conseguir pagar fornecedores e podem suspender alguns serviços a partir do próximo mês.


Feira

Com o tema “Empreender é para todos!”, a Feira do Empreendedor, que será realizada pelo Sebrae entre os dias 23 a 27 de outubro, contará com a presença, na Arena do Conhecimento, de referências em áreas como inovação, negócios, digital, comunicação e tendências como Joel Moraes, Carla Sarni, Mic Mann, Edson Mackenzie, Emicida, Renata Malheiros e Ricardo Amorim.


Virtual

Durante cinco dias, a maior feira de empreendedorismo do país, que acontece de forma virtual e gratuita, trará temáticas que podem ajudar empresários a alavancar seus negócios. Além das palestras, a programação traz capacitações, rodada de negócios e acesso a crédito A feira será realizada na plataforma de realidade virtual Sebrae Experience. Inscreva-se grátis: www.feiradoempreendedor21.com.br.


IPVA

A Secretaria da Fazenda prorrogou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para extinção de créditos tributários do IPVA. Os interessados agora têm até o dia 29 de novembro para efetuar o pagamento em prestação única, com redução de 10% do valor do imposto e de 100% do valor da multa e dos juros.


Parcelamento

A Sefaz informa que é possível dividir o débito em seis parcelas, mas sem o desconto. Vale frisar que é necessária a regularização do imposto para licenciar o veículo dentro do prazo anual e que a redução em escala varia de 27,6% a 45,7% do valor total devido, a depender do final de placa do veículo e do ano do débito.


Fábrica

Com incentivos fiscais aprovados no Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes) entra em operação a indústria alimentícia Amafil. Instalada no Polo Industrial Eduardo Campos, em Teotônio Vilela, a fábrica vai gerar 40 empregos diretos e cerca de mil indiretos no agreste de Alagoas.


Investimentos

Foram investidos na indústria de beneficiamento de mandioca R$ 26 milhões. A unidade tem capacidade de beneficiar cerca de sete mil toneladas de mandioca por mês. A indústria alimentícia deve reordenar a cadeia produtiva na região Agreste com a compra de insumos de agricultores locais e a geração de dezenas de empregos diretos e indiretos.


Exposição

A 71ª Expoagro vai contar com um estande do Sebrae Alagoas onde serão expostos produtos e serviços de micro e pequenos negócios. O espaço vai contemplar diversos setores da economia alagoana, como gastronomia, Economia Criativa, energias alternativas, além dos clientes do Programa Alagoas Maior e da metodologia de aceleração de empresas Salto Aceleradora.


Expoagro

E reunião com a diretoria de Vigilância Sanitária de Maceió, o presidente da ACA, Domicio Silva, assinou o termo de Responsabilidade Sanitária para autorizar a realização da 71ª Expoagro/AL. O evento está liberado e vai acontecer com redução de 50% da capacidade de público e apresentação do cartão de vacina com a 1º e segunda dose de imunizante, ou dose única. Caso não tenha completado o ciclo vacinal, o visitante deverá apresentar teste RT-PCR negativa de até 72 horas.


Medidas

“A Expoagro vai acontecer adotando todas as medidas sanitárias do plano de controle de distanciamento social e com compromisso de aplicar e fiscalizar tais medidas. Inclusive, os ingressos estão sendo vendidos de forma on-line no site Loja de Ingressos para evitar qualquer aglomeração nas bilheterias”, destacou Domicio Silva.

Mais matérias
desta edição