loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 29/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02112021

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

RPPN

Em meio à realização COP26, conferência mundial do clima que acontece em Glasgow, na Escócia, até o próximo dia 12, Alagoas dá exemplo de preservação ambiental. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), de 2015 até o presente momento, o número de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) cresceu 200%.

Números

Atualmente, segundo dados do IMA, Alagoas conta com 70 reservas e este mês a previsão é que sejam criadas mais cinco. Destas existentes, 32 são mantidas pelas unidades do setor sucroenergético.

Reservas

Com flora e fauna preservadas, as unidades do polo agrocanavieiro alagoano contam, atualmente, com uma área de 60.243 hectares de mata nativa, além de 8.847 hectares de mata nativa reflorestada e dez mil hectares de RPPN, assim como 3.666 hectares de matas ciliares.

Oficial

O novo PCCS da Educação de Alagoas já foi publicado no Diário Oficial do Estado e mais de 27 mil servidores terão direito a receber o aumento médio de 40% na carreira inicial, já a partir do dia primeiro de outubro de 2021.

Retroativo

Como a folha de outubro já foi paga com o salário antigo, os servidores vão receber a diferença em folha suplementar, adianta o secretário da Educação, Rafael Brito: “Já conversei com o secretário Fabrício Marques (Planejamento e Gestão) e ele já começou a trabalhar para rodar a folha. Nossa expectativa é o que valor do retroativo saia até o próximo dia 10, junto com o décimo terceiro salário dos servidores”, aponta.

Balanço

A edição 2021 da Expoagro/AL, promovida pela ACA e OAM, foi uma das maiores da história em faturamento. Com o mercado aquecido para reposição de rebanhos, a Exposição atraiu criadores de 8 estados para o Parque da Pecuária e movimentou negócios acima de R$ 20 milhões, entre leilões, shooping de animais, financiamentos e vendas diretas.

Presença

No Parque da Pecuária, estiveram em exposição e em julgamentos 200 bovinos nelore, 150 girolando e 146 gir leiteiro. As baias receberam 250 equinos, que participaram da Exposição Nordeste de Criadores. Já entre os ovinos, 76 animais participaram das avaliações de julgamentos.

Remates

Em mais uma edição, o evento exportou a genética de Alagoas para o Brasil. Consolida como a melhor praça comercial do Norte e Nordeste para negócios nos leilões, a Expoagro Alagoas recebeu 8 leilões e um Shopping de Animais da Raça Mangalarga Marchador. Entre os animais em exposição e nos leilões, a Expoagro 2021 reuniu 1.800 de raças bovinas e equinas.

Público

A participação do público na Expoagro Alagoas foi considerada “fantástica” pela organização. Segundo dados do evento, o número de visitantes foi superior ao da edição de 2020, revelando frequência geral no evento, entre pagantes e criadores, de 18 mil pessoas durante os nove dias de Expoagro. A média diária de visitantes foi de 2 mil pessoas no Parque.

Vitrine

Além das visitas tradicionais aos animais e a participação de atividades técnicas, quem visitou a Exposição também pode conferir produtos e serviços em mais de 50 estandes espalhados pelos 8 mil metros quadrados do Parque da Pecuária. Estiveram presentes expositores do setor agropecuário, nutrição animal, automobilísticos, órgãos de governo como a Seagri/AL, além do Sebrae, empresas de laticínios, artesãos e as instituições de Ensino.

Finanças

A Expoagro também foi polo financeiro para o setor rural durante sua passagem pelo Parque da Pecuária. Bancos Oficias com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estiveram presentes com atendimento ao público na oferta de produtos e linhas de crédito para o setor.

Relacionadas