Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA09112021
.

Usinas
Com mais de 5,3 milhões de toneladas de cana processadas, a safra 21/22 encerrou o mês de outubro com um crescimento de 15,4% em comparação ao mesmo período da moagem anterior, quando a quantidade de cana beneficiada era de 4,6 milhões de toneladas.
Açúcar
Segundo os dados divulgados pelo boletim quinzenal número 04 do Sindaçúcar-AL - com a posição acumulada da moagem até o dia 31 de outubro – foram produzidas 378.652 toneladas de açúcar. O que representa uma variação de 5,22%.
VHP
Os números também seguem uma tendência de alta no que se refere ao etanol (anidro e hidratado). Da segunda quinzena de agosto até o fim de outubro, as unidades agroindustriais do setor sucroenergético alagoano haviam produzido 113.194 milhões de litros. O crescimento foi de 4,4% ante o mesmo período da safra passada.
Merenda
Programa criado pela Unicafes-AL para mobilizar gestores municipais e a comunidade educacional visando à efetivação do PNAE, entra em uma nova fase com o início dos encontros com as equipes da gestão escolar denominado “Na Rota da Merenda Legal”.
Etapas
Serão seis eventos, um em cada região do Estado, começando na metropolitana, nesta quinta-feira, 11, às 8h30, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A Unicafes também fará uma exposição dos produtos das cooperativas e agricultores familiares.
Público
Participam do “Na Rota da Merenda” secretários, gerentes regionais de ensino, diretores escolares municipais e estaduais, além de cooperativas, nutricionistas, merendeiras, procuradores e controladores. O Programa Merenda Legal conta com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae Alagoas, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN-6).
Agenda
“Essa nova agenda de encontros regionais chega para trabalharmos a pauta da inclusão dos itens da agricultura familiar no cardápio escolar, indo a cada região para conversar com quem faz a seleção nutricional, na tentativa de estreitar os laços e apresentar todo potencial dos agricultores e dos nossos produtos”, destaca o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.
Chamada
A diretoria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) esteve reunida nessa segunda-feira, 8, com o secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, para discutir a chamada pública para o fornecimento de itens da agricultura familiar para os kits de merendas escolares da Rede Municipal de Ensino. A chamada, que será encerrada nesta terça-feira, 9, vai beneficiar mais de 53 mil alunos. A iniciativa da prefeitura de Maceió visa atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com investimento de R$ 8.524.520.
Prazo
Para participar do credenciamento na Semed, as cooperativas e associações precisam enviar toda a documentação para o e-mail [email protected] até a 0h do dia 9 de novembro. Os formulários estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió na aba editais e licitações. Todos os estudantes da rede municipal de ensino terão direito a quatro remessas dos kits de merenda. Os kits serão compostos de leite em pó integral, arroz branco, batata doce, laranja lima, abacaxi e banana prata.
Reforço
O PSD de Alagoas está com novo diretório. Segue sob a presidência do deputado federal Marx Beltrão. O ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira assumiu a vice-presidência. E tem planos para as eleições de 2022. É, no momento, pré-candidato a deputado federal, mas não descarta disputa majoritária – especialmente para a vaga de governador.
Planos
“O plano é um só, mas é preciso aguardar as movimentações até o prazo final”, disse Rui Palmeira ao se filiar ao PSD. Ele segue articulando com Marx Beltrão a formação de chapas para federal e estadual.