app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02122021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/12/2021 - Matéria atualizada em 02/12/2021 às 04h00

Despedida

Ex-ministro dos Transportes, líder da bancada do PL por duas vezes na Câmara dos Deputados, o secretário da Infraestrutura de Estado, Maurício Quintella, anunciou a desfiliação do Partido Liberal (PL) ontem. Quintella era o presidente do diretório estadual e anunciou o desligamento pelas redes sociais, nesta quarta-feira (01/12).


Afinado

O deputado federal Sérgio Toledo fica no PL – sem problemas. Diferente de Maurício Quintella, ele faz parte da bancada de apoio ao presidente e acredita que a filiação de Jair Bolsonaro pode ajudar na formação das chapas proporcionais da legenda em Alagoas – estadual e federal.


Prorrogação

O Ministério da Agricultura autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 em Alagoas e mais 13 estados. A medida foi solicitada pelas entidades representativas dos produtores e chancelada pelo Serviço Veterinário Estadual (SVE).


Falta

A ampliação do prazo para a vacinação da aftosa ocorreu em função da necessidade de remanejamento de doses de vacinas para algumas regiões. Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de vida. Em Alagoas deverão ser imunizados mais de 500 mil animais.


Pet

A abertura de empresas do mercado pet tem incremento em 2021. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, aumento de negócios desse segmento foi superior a 40% se comparado com 2020.


Leite

Para apresentar aos produtores a importância de aumentar a escala de produção e ter um leite com qualidade, o Sebrae Alagoas promove a palestra gratuita ‘Como Produzir Mais Leite’, nos dias 02 e 10 de dezembro, nos municípios de Palestina e Chã Preta, respectivamente. Em Palestina, a palestra será realizada na sede da prefeitura, às 10h. Em Chã Preta, será no Laticínio e Fazenda Novo Horizonte, às 14h.


Crioulas

A Secretaria de Agricultura de Alagoas realiza uma parceria com cooperativas de Alagoas para capacitação de agricultores familiares com a implantação e produção de bancos de sementes crioulas e o fortalecimento das que já existem nas regiões do Agreste, médio e alto Sertão de Alagoas.


Capacitação

O projeto da Secretaria de Estado da Agricultura tem objetivo de capacitar 210 agricultores familiares com o intuito de promover o desenvolvimento de uma agricultura familiar sustentável, baseada na produção, resgate e conservação dessas sementes e variedades locais.


Merenda Legal

A Unicafes Alagoas promove nesta quinta-feira, 2, o terceiro evento do circuito Rota Merenda Legal, projeto que segue percorrendo polos regionais para alertar sobre a importância da efetivação do PNAE na compra de itens da agricultura para a merenda escolar. O evento acontecerá no auditório do IFAL Arapiraca, a partir das 8h30. A expectativa é que o evento reúna gestores escolares, secretários, prefeitos, além de nutricionistas e merendeiras de 24 municípios. Também estão confirmados nomes como o da deputada Jó Pereira e do presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.


Programação

A programação conta com palestras sobre a atualização da legislação do PNAE, que prevê a destinação mínima do 30% do orçamento para a compra de itens da agricultura familiar. Os participantes também contarão com a exposição de alimentos na Quitanda Coop. “A Unicafes e as cooperativas da agricultura familiar estão mostrando todo o seu potencial e convocando todos os agentes públicos a fazerem o seu dever de casa. Esse fruto será colhido em forma de mais renda para o agricultor no campo e mais opções de alimentos saudáveis para a criançada. Um prato cheio de dias melhores”, destacou o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.

Mais matérias
desta edição