app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA04122021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/12/2021 - Matéria atualizada em 04/12/2021 às 04h00

Venda...

Com o propósito de garantir a aprovação da venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis, o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, mobilizou, esta semana, em Brasília, os senadores Fernando Collor, Renan Calheiros e Rodrigo Cunha, sensibilizando-os quanto à importância da Medida Provisória (MP) 1063/21 para o setor sucroenergético do Estado.


...direta

A MP, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível - etanol hidratado - diretamente de produtores e importadores, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 25 de novembro.


Expectativa

A aprovação final da medida, que vem sendo aguardada com grande expectativa pelos entes integrantes da cadeia produtiva de cana-de-açúcar em Alagoas e todo a região Nordeste, garante ainda que os distribuidores poderão continuar atuando no processo de venda do etanol da cana. A medida, que pode levar ao barateamento do preço do biocombustível nas bombas, permite a venda direta aos postos também para as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e as empresas comercializadoras desse combustível.


Coruripe

A Usina Coruripe foi destaque no levantamento da Serasa Experian para o Anuário do Agronegócio 2021, da revista Globo Rural, sendo considerada a 2ª melhor empresa no setor de bioenergia conforme pontuação alcançada, além de ser a 74ª companhia mais bem posicionada no ranking geral.


Destaque

A empresa alagoana, que é considerada uma das maiores do setor sucroenergético nacional, recebeu ainda destaque nos indicadores “Receita Líquida” e “Ativo total” dentro do nosso segmento de atuação.


Pindorama

A Cooperativa Pindorama teve 163 associados agraciados com a Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas - SEMARH, durante cerimônia realizada, nesta semana, no auditório do Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP.


Uso

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Cooperativa Pindorama, Weverton Ferreira, a outorga é necessária para que os associados possam usufruir de maneira responsável das águas de rios e riachos localizados na bacia do Rio Piauí, evitando a escassez do recurso.


Apicultura

A Sedetur, em parceria com o Sebrae/AL e outras instituições, promoveu, em Delmiro Gouveia, o Seminário Regional de Apicultura. O evento reuniu apicultores e produtores da região do Sertão de Alagoas, apresentando cases de sucesso na área e palestras para capacitação.


Prorrogada

Diante da dificuldade na aquisição de doses de vacina pelos produtores rurais, o Ministério da Agricultura autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021. Em Alagoas, o prazo segue até o próximo dia 15 de dezembro, com a declaração podendo ser realizada até o dia 30 deste mês.


Alimenta Brasil

Os agricultores familiares passam a contar com um limite de acesso maior ao programa de incentivo à produção nas modalidades Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e Apoio à Formação de Estoques. Com isso, os produtores podem obter o valor máximo de R$ 12 mil por unidade familiar. O novo limite está estabelecido no regramento do Programa Alimenta Brasil (PAB).


Produtividade

O indicador que mede a relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, na série livre de efeitos sazonais. É o que mostra o estudo Produtividade na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nessa sexta-feira, 3.

Mais matérias
desta edição