app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA06012022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 06/01/2022 - Matéria atualizada em 06/01/2022 às 04h00

Diesel

O diesel foi o combustível que mais subiu no ano passado, 46,8% na comparação com 2020, segundo o Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e de Biocombustíveis (ANP). O segundo maior aumento foi da gasolina (46,5%), seguida do Gás Natural Veicular (40,1%) e gás de cozinha (35,8%).


Etanol

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, com vetos, a lei que autoriza os postos de combustível a comprarem etano hidratado diretamente dos produtores ou importadores, desobrigado-os recorrerem à intermediação de distribuidoras. A medida consta da Lei nº 14.292, publicada no Diário Oficial da Únião desta terça-feira,4, e já está em vigor.


Veto

A lei também permite a revenda varejista de gasolina e etanol hidratado fora do estabelecimento autorizado, desde que limitada ao território municipal onde o revendedor está estabelecido. Foi vetado o trecho da lei que permitia que as cooperativas de produção ou comercialização de etanol vendessem o combustível diretamente para os postos de gasolina.


Condições hídricas

No último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), algumas regiões produtoras de milho e soja registraram piora nas condições hídricas. Houve um aumento na quantidade de áreas onde há restrição hídrica moderada, particularmente no oeste do PR. Por outro lado, o oeste baiano continua apresentando excesso de chuvas, em decorrência da maior presença e frequência das instabilidades na região.


Agricultura

O Brasil passará a exportar carne bovina, lácteos e material genético avícola e bovino para novos países. Oito mercados para produtos agrícolas brasileiros foram abertos em dezembro, segundo informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. A mais recente foi a possibilidade de exportar fibroblasto bovino para fins de clonagem do Brasil para a Argentina, que foi formalizada na última quinta-feira (30) com aceite de protocolos fitossanitários pelos dois países.


Milho

A temporada brasileira 2021/22 de milho deve se iniciar com preços internos acima da média histórica. Segundo pesquisadores do Cepea, no primeiro semestre de 2022, os baixos estoques e a demanda firme podem limitar a possibilidade de quedas expressivas nas cotações, ao passo que, na segunda metade do ano, pode haver certa pressão sobre os valores, caso se consolidem as projeções de oferta de segunda safra elevada.


Arapiraca

No ano passado, o município de Arapiraca registrou o saldo positivo na geração de novos empregos. Segundo dados do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Arapiraca teve um saldo positivo de 2.934 novos postos de trabalho.


Aprendizagem

O curso Jovem Agricultor Aprendiz, promovido pelo Senar/AL, também é espaço de inclusão social para pessoas portadoras de deficiência. A Instituição comemora os resultados de suas turma em 2021 que conseguiu, na Usina Caeté, contratar dois aprendizes PCD para o quadro administrativo da Unidade.


Rural

O objetivo do cursos Jovem Agricultor Aprendiz é contribuir para o desenvolvimento de jovens no meio rural e incentivar o trabalho no campo. “Essa capacitação se tornou um campo fértil de oportunidades. A Usina contratou um interprete de Libras para facilitar a interação e os resultados já são positivo entre essa atual turma de 22 jovens aprendizes”, destacou a gerente de Gestão de Pessoas, Martha Sampaio.


Feira

A Feira dos Municípios – Congresso e Expo, organizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), está investindo cada vez mais na valorização pessoal e profissional do público que irá participar da edição especial do evento municipalista.


Inscrições

Com apoio do AlfaCon, a organização convidou o palestrante e fundador do ‘Fábrica de Valores’, Evandro Guedes, para levar o seu conhecimento aos presentes durante o treinamento multidisciplinar, que será gratuito, no dia 23 de janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas no site: https://www.fv1.com.br/

Mais matérias
desta edição