loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA22022022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

De direito

A venda direta de etanol da usina para o posto foi garantida após longa disputa jurídica e política que envolveu produtores e distribuidoras de combustíveis. Finalmente autorizada no país, a nova modalidade foi regulamentada pelo governo de Alagoas em janeiro deste ano, estabelecendo como será o sistema de arrecadação de ICMS do combustível.

De fato

Na prática, as usinas de Alagoas passam a funcionar no sistema de ST (Substituto Tributário), sendo responsável pelo recolhimento antecipado do ICMS. Dessa forma, qualquer posto pode comprar o etanol direto na indústria, retirando o produto no local.

Na prática

A dúvida que permeava o mercado em Alagoas era se as usinas iriam precisar montar um sistema de logística para atender os postos ou se os postos iriamcontratar alguma empresa especializada. Era. A Usina Caeté resolveu isso de forma simples. Está cadastrando os clientes e fazendo a venda direta. A operação começou na semana passada e já é considerada um sucesso.

Comercializando

A empresa evita dar dados sobre o total de revendedores que se cadastraram para comprar etanol ou o valor de comercialização do produto. Mas o combustível já foi comercializado até o momento com postos de Maceió, Arapiraca, Penedo e São Miguel dos Campos. O próximo destino será Palmeira dos Índios.

Pioneira

A Caeté, torna-se, assim a primeira usina de Alagoas a vender diretamente etanol para postos de combustíveis. Com a redução de caraga tributária e a retirada do atravessador do processo, o preço do etanol já começou a cair na indústria. O que se espera é que em breve a diferença de preço comece a chegar no bolso do consumidor.

Boletim

A Sefaz-AL informou no novo boletim do movimento econômico em Alagoas o balanço das atividades econômicas que, em conjunto, registraram crescimento de 26% em janeiro, face ao mesmo período no ano anterior.

Atacado

O setor atacadista teve aumento de 7% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de atacadistas de açúcar (42%), combustíveis (23%), atacadista de alimentos (12%), atacadista diversificado (10%) e de bebidas (4%), que representaram 76% dos valores totais emitidos.

Varejo

O varejo apresentou crescimento de 16% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (53%), medicamentos (42%), supermercados (30%), varejista de alimentos (20%), combustíveis (19%), e comércio de veículos (18%).

Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 53% no total, tendo se destacado entre os valores mais significativos a extração mineral (1543%), fabricação de cloro e álcalis (411%), fabricação de petróleo e gás (178%), produtos químicos (49%), resinas (28%), e fabricação de açúcar (42%), representando um total de 76% dos valores de emissões no período.

Bares e Restaurantes

A atividade econômica de bares e restaurantes está enquadrada em prestação de serviços. Fazendo uma análise comparativa do mês de janeiro/2022 com janeiro/2021, verifica-se um crescimento médio nominal nesta atividade de 36,51%.

Coplan

Atuando ao lado do fornecedor de cana de Alagoas, a Coplan vai continuar ofertando assistência financeira visando ao fortalecimento do setor. A cooperativa oferece consórcios e seguros para máquinas e automóveis; seguro residencial, entre outros produtos, além de serviços com cheque.

Financiamentos

Entre as operações em vigência, a Coplan já deu início a liberação de financiamentos com validade até 2023. Segundo o diretor Henrique Acioli, a empresa segue com processos modernos e inovadores.

Relacionadas