loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26022022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Inovação

O Sebrae levará duas startups alagoanas que desenvolveram soluções para a indústria, sobretudo para a construção civil. A Isobloco e a Stant estarão no 9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento será realizado entre os dias 09 e 10 de março em arena montada no WTC Events Center, em São Paulo.

Ocupação

Apesar do cancelamento das festividades do período em razão da pandemia, Maceió deve manter a movimentação dos turistas durante o carnaval. Segundo dados da ABIH, a ocupação hoteleira na cidade será em torno de 80%, número maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a ocupação ficou em 70%.

Preços

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel em todo o País, registrou inflação de 1,83% em fevereiro, taxa próxima da observada em janeiro (1,82%). Houve, no entanto, uma queda em relação a fevereiro de 2021 (2,53%), apontou a FGV.

Acumulado

Com o resultado, o IGP-M acumula taxas de inflação de 3,68% no ano e de 16,12% em 12 meses. Em fevereiro do ano passado, o IGP-M acumulava taxa de 28,94% em 12 meses.

Atacado

Já no segmento do atacado, os preços - medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) - subiram 2,36% em fevereiro. Em janeiro, a inflação ficou em 2,30%.

Arrecadação

A arrecadação total das Receitas Federais atingiu, em janeiro de 2022, o valor de R$ 235,321 bilhões, registrando acréscimo real (IPCA) de 18,30% em relação a janeiro de 2021, alcançando a maior arrecadação de toda a série histórica para o mês.

Receitas

Quanto às Receitas Administradas pela RFB, o valor arrecadado em janeiro de 2022 foi de R$ 217,421 bilhões, representando um acréscimo real (IPCA) de 14,66%. Trata-se do melhor desempenho arrecadatório para o mês de janeiro desde 1995.

Carbono

Instalada no município de Batalha, a Casa da Agricultura de Baixo Carbono foi inaugurada na quinta-feira, 24, com a presença de cooperativas da agricultura familiar. O empreendimento, que é de inciativa do Fundo Nacional de Permanência na Terra (Funpet) em parceria com a Cooperativa Cheiro da Terra, vai sediar as atividades do projeto Caatinga Sustentável visando à prática do sequestro de carbono.

Apoio

A unidade será ponto de apoio para atividades de formação e atendimento a produtores que desejam iniciar as atividades de sequestro de carbono e a gestão sustentável do solo. A proposta é incluir, inicialmente, cerca de 60 pequenos produtores da região.

Projeto

Segundo o presidente da Cooperativa Cheiro da Terra, Adriano Ferreira, as atividades de visitas às propriedades no Sertão terão início no mês de março. “O grande objetivo é descarbonizar as atividades da agricultura familiar, possibilitando que o pequeno e o médio produtor tornem isso um bom negócio através do acesso ao crédito de carbono”, explicou.

Investimento

Será investido na região cerca de um milhão de reais para ações de fomento ao microcrédito e posteriormente promover a formação de jovens e o incentivo no processo regenerativo da água.

No Sertão

Em atividade na região do Sertão, os diretores da Unicafes Alagoas visitaram as instalações da UBL da CPLA. A visita ocorreu após a realização da Plenária das Cooperativas no Parque Mair Amaral, na quinta-feira, 24.

Visita

O grupo, que foi liderado pelo presidente Antonino Cardozo, conheceu os equipamentos e maquinário que serão capazes de beneficiar cerca de 80 mil litros de leite por dia. O empreendimento vai beneficiar cerca de 10 mil agricultores, além de gerar postos direto de trabalho na região.

Relacionadas