Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA16032022
.

Pindorama
A Cooperativa Pindorama iniciou a comercialização direta do etanol produzido por sua usina a postos de combustíveis, sem a necessidade do intermédio de distribuidoras.
Primeiro
No caso do etanol produzido pela usina Pindorama, o primeiro estabelecimento a receber o produto foi o Posto Pindorama, que fica localizado à margem da Rodovia AL-105, ponto de intersecção entre os municípios de Coruripe e Penedo, e via que liga a várias outras cidades e regiões de Alagoas.
Redução
De acordo com Márcio Anacleto, gerente do Posto Pindorama, a venda direta do etanol permitiu reduzir o preço do combustível em quase 6% em relação ao valor praticado anteriormente. O etanol saía da Usina Pindorama, passava por distribuidora e retornava ao posto da própria cooperativa, quando era vendido ao preço de R$ 5,00 o litro.
Santa Clotilde
Com investimentos em inovação tecnológica, a exemplo da adubação do canavial com o uso de vinhaça enriquecida, a usina Santa Clotilde finalizou o ciclo 21/22 com um crescimento de safra de 10%. Foram processadas, aproximadamente, um milhão de toneladas de cana, com aumento de 25% de cana própria.
Expectativa
Com resultado positivo em 21/22, a expectativa para a próxima safra também é de crescimento. A usina encerrou o ciclo atual com uma produtividade agrícola superior a 79 toneladas de cana por hectare.
Não é só...
Os resultados financeiros da Vivo em 2021 mostram que a empresa vem ganhando destaque para além das telecomunicações, a exemplo do Varejo. Com mais de 1,7 mil lojas e forte atuação no digital, a empresa registrou no ano passado mais de R$ 2,6 bilhões em vendas de aparelhos, de smartphones a itens para casa conectadas, alta de 7%, recuperando parte dos efeitos do isolamento do ano anterior. As empresas também enxergaram na Vivo uma via rumo à digitalização.
...telecom
Os serviços digitais corporativos, que incluem soluções de IoT, Big Data, Cloud e Cibersegurança, contribuíram à receita total da companhia com R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 46% em relação a 2020, puxado pelas vendas de serviços de cloud, que cresceram 96%.
Comércio
O Canadá autorizou o início da importação de carne bovina e suína in natura do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que está em viagem naquele país. Com isso, o Brasil ultrapassou a marca de 200 novos mercados externos para produtos agropecuários abertos desde o início de 2019.
Exportações
Em fevereiro deste ano, as exportações do agronegócio alcançaram cifra nunca obtida para meses de fevereiro, atingindo o valor recorde de US$ 10,51 bilhões (+65,8%). O maior valor exportado em fevereiro havia sido registrado em 2019 (US$ 6,84 bilhões). O resultado foi US$ 4,17 bilhões superior aos US$ 6,34 bilhões de fevereiro de 2021.
Máscaras
O governo de Alagoas oficializou ontem o fim da obrigatoriedade das máscaras em locais abertos. Para o presidente da Fecomércio AL, Gilton Lima, as decisões do governador e do prefeito de Maceió são positivas. “Desde o início da pandemia, a classe empresarial esteve unida para cumprir os decretos sanitários e conscientizar os consumidores sobre a importância de cuidar da saúde coletiva. Agora, com a flexibilidade no uso das máscaras, a sensação que nos vem é de vitória, pois sinaliza que estamos mais perto de vencer o coronavírus e que cada esforço fez a diferença”, afirmou.
Normalidade
Ainda na análise de Lima, a medida fará com que as pessoas sintam que a vida está retornando à normalidade e poderá repercutir positivamente nas vendas dos setores do comércio, serviços e turismo, uma vez que os consumidores que ainda não voltaram a realizar suas compras de forma presencial por causa do receio de um contágio, sentindo-se mais seguros, tendem a reocupar os espaços de consumo.