loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25032022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Etanol

Com a presença de empresários do setor da agroindústria canavieira, o Sindaçúcar-AL promoveu, ontem, um debate sobre o futuro do biocombustível da cana-de-açúcar, durante o seminário técnico que teve como tema “Mobilidade Veicular Sustentável e o Etanol”.

Nacionais

Realizado na Casa da Indústria, o encontro contou com a presença de lideranças do setor sucroenergético nacional, a exemplo de Mário Campos, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), e do ex-ministro da Economia e atual diretor do Banco Safra, Joaquim Levy, além do presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) e reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Datagro

O Ph.D em economia agrícola e presidente da Datagro Plínio Nastari fez palestra no evento e avaliou que os combustíveis limpos, a exemplo do etanol e hidrogênio verde, terão papel fundamental na manutenção e crescimento do setor em todo o País.

Motores

Coordenado pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, o seminário contou com palestras que trataram da mobilidade veicular, abordando a discussão entre o uso do biocombustível e dos motores elétricos.

Visão

Para Pedro Robério, o seminário foi uma oportunidade de trazer - diretamente ao produtor alagoano - o que se passa no Brasil e no mundo no que diz respeito à vertente da mobilidade veicular com a discussão entre biocombustível e a eletrificação da mobilidade.

Econômico

A Sefaz-AL divulgou o novo boletim do movimento econômico em Alagoas. O balanço constatou que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria tiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 25% no mês de fevereiro, comparando com o mesmo mês no ano anterior.

Atacado

O setor atacadista teve aumento de 19% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de material de construção (42%), combustíveis (35%), bebidas (35%), atacadista de alimentos (16%) e atacadista diversificado (5%), representando 75% dos valores totais emitidos.

Varejo

O Varejo apresentou crescimento de 21% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (65%), combustíveis e comércio de veículos (29%), hipermercados e supermercados (27%) e medicamentos (8%). Esses segmentos representam 64% dos valores totais emitidos.

Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 34% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a extração mineral (1232%).

Petróleo

A fabricação de petróleo e gás foi alavancada pelo início das operações das novas concessões do Polo Alagoas, apresentando um crescimento de 178%. Os números crescentes se mantêm na fabricação de cloro e álcalis (147%), produtos químicos (106%), resinas (30%) e fabricação de açúcar (4%), representando um total de 70% dos valores de emissões de notas fiscais no período.

Negativos

As atividades que tiveram resultados negativos foram moagem de alimentos (-32%) e fabricação de álcool (-29%), representando 6% do total de emissões no período.

SBS

A Unicafes Alagoas, entidade que representa 34 cooperativas da agricultura familiar, está engajada na mobilização nacional em defesa da manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS). O programa, que foi criado para inserir o pequeno agricultor no mercado do biodiesel, vem sendo alvo de medidas de redução e paralisação de convênio por medidas autorizadas pelo governo federal.

Inovação

Números de agtechs (startups do setor agropecuário) e de hubs de inovação, informações sobre parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras. É o Agro Hub Brasil, espaço virtual que reúne informações sobre o ecossistema de inovação da agropecuária brasileira e principais iniciativas em curso no país. Esses dados estão reunidos em um só lugar e, a partir de hoje, estão disponíveis no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

ICMS

Os secretários estaduais de Fazenda aprovara nessa quinta-feira, 24, o “Convênio ICMS”, que disciplina a cobrança do imposto para ao óleo diesel. A proposta cria uma alíquota com custo padrão fixo por litro e prorroga o congelamento do imposto estadual sobre a gasolina, etanol e gás de cozinha por mais de 90 dias. Assim, a medida segue em vigor até 30 de junho, e as novas normas passam a valer no dia seguinte: 1º de julho.

Relacionadas