loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 14/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA08042022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Imposto

O presidente do Sindaçúcar-AL e do Conselho Deliberativo da Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia – NovaBio, Pedro Robério Nogueira, recebeu dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Marcos Montes, a afirmativa de que a isenção do imposto de importação de etanol não causará impacto negativo sobre a produção doméstica.

Vigia

Apesar da promessa, Pedro Robério afirmou que o setor não deixará de fazer o monitoramento mensal para confirmar se as afirmativas dos ministros serão mesmo colocadas em prática.

Decisão

Em março passado, o Governo Federal reduziu a zero a taxa de importação de seis alimentos da cesta básica e do etanol. A medida foi aprovada em reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão vinculado ao Ministério da Economia, tendo a finalidade de reduzir os impactos da inflação.

Justificativa

Segundo o Ministério da Economia, com a medida, o corte no imposto do etanol, cuja tarifa era de 18%, impactaria no preço da gasolina. Isso porque um percentual de 25% do etanol é adicionado na gasolina vendida nos postos de combustíveis de todo o país.

Validade

A medida, que começou a vigorar no dia 23 de março, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), é válida até o final do ano.

Grãos

A Conab informou que a produção de grãos no país poderá atingir um total de 269,3 milhões de toneladas, o que representa 5,4% ou 13,8 milhões de toneladas superior à obtida na safra anterior.

Terras

O Governo Federal iniciou uma força-tarefa para garantir a titulação de terras a um grande número de famílias assentadas no país. Na campanha denominada Abril Verde e Amarelo, serão feitas entregas de títulos de propriedade rural, definitivos e provisórios, em diversos estados a partir deste mês. A expectativa é entregar pelo menos 50 mil títulos em abril.

Regularização

Dados do governo federal aponta que, no período de 2019 até março deste ano, já foram emitidos mais de 337 mil títulos a beneficiários da reforma agrária que aguardavam havia décadas pelo documento. Os títulos são concedidos pelo Incra.

Conecoops

Integrantes do Conselho Estadual de Cooperativas (Conecoops) se reuniram nesta semana para discutir propostas de alteração do novo Regimento Interno, e adequação das leis do Conselho também foram apresentadas por parte das secretarias que compõem o Conecoops, as ações desenvolvidas em prol do cooperativismo do Estado.

Crédito

O Banco do Brasil lançou nessa quinta-feira, 7, uma linha de crédito voltada à antecipação de fretes de caminhoneiros autônomos, categoria que tem sido beneficiada por uma série de medidas do governo de Jair Bolsonaro.

Anúncio

O anúncio ocorre alguns meses após a Caixa Econômica lançar uma linha de antecipação de frete para caminhoneiros com juros a partir de 1,99% ao mês. A linha do BB vale para caminhoneiros correntistas do banco e tem juros a partir de 1,79% ao mês.

Pescado

As vendas de peixe para a Páscoa deste ano poderão ser até 20% menores em comparação com 2021. Essa é a estimativa do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo. Segundo o executivo, o principal motivo é a queda na renda do brasileiro associada ao aumento dos custos de produção.

Grãos

O Seminário Estadual de Grãos pretende reunir produtores rurais, técnicos ligados à área de produção de grãos, pesquisadores e estudantes. O evento, que será realizado no Sesc, dia 13 de abril, das 8 às 17h, é uma promoção da Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Sebrae-AL.

Melhoramento...

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, integrou o grupo de diretores da Associação Nacional da Raça Girolando que participou de audiência com o novo ministro da Agricultura, Marcos Montes. O encontro, que aconteceu na quarta-feira, 6, em Brasília, foi pautado pela apresentação da proposta de criação de um programa de melhoramento genético da raça.

...Genético

Segundo Domicio, o programa teria suas atividades vinculadas ao MAPA, devendo instituir o Girolando como “Raça Nacional”. O projeto deverá beneficiar grande parte do rebanho brasileiro, conforme a expressiva participação da raça liderando 80% da produção nacional.

Relacionadas