app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA11052022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 11/05/2022 - Matéria atualizada em 10/05/2022 às 22h57

Merenda

O prefeito JHC recebeu, ontem, o presidente da Unicafes-AL, acompanhado da deputada estadual Jó Pereira e representantes de diversas cooperativas. Em pauta, a realização de uma feira do cooperativismo a ser realizada na Praça Multieventos, em Maceió, e compra da merenda escolar de agricultores familiares.


Em pauta

JHC assumiu o compromisso de continuar comprando merenda escolar, prioritariamente, de agricultores familiares do Estado, dando prioridade à participação de cooperativas. Maceió está entre as cidades de Alagoas que cumprem o percentual mínimo de compras da agricultura familiar, de 30%.


Terceiro setor

No encontro com cooperativas, o prefeito anunciou a criação de um gabinete do terceiro setor. Será um espaço para estabelecer diálogo com o cooperativismo e diversos outros segmentos do terceiro setor.


Nematoides

Fornecedores de cana de Alagoas participaram de mais uma palestra técnica promovida pela Asplana. Desta vez, no encontro realizado no auditório da sede da entidade de classe, localizada no bairro de Jaraguá, em Maceió, o tema foi “Tour comando nematoide”.


Controle

Na oportunidade, foram apresentadas aos fornecedores de cana - por técnicos da FMC Agrícola e da Coagro - as formas de identificação e de controle dos nematoides no plantio e nas soqueiras da cana-de-açúcar.


Híbrido

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, recebeu, no escritório da empresa, em Maceió, a engenheira agrônoma e doutora em produção vegetal Flávia Teixeira, da Embrapa. O encontro serviu para reforçar o compromisso de parceria entre as partes quanto à perspectiva de plantio do BRS Sena, um híbrido de tomate desenvolvido pela Embrapa para processamento industrial.


Teste

Esse híbrido da fruta foi plantado em Pindorama, em um teste inicial, e um novo e maior plantio será realizado assim que a fábrica de atomatados da cooperativa alagoana estiver concluída, com o objetivo de utilizar o BRS Sena na fabricação de molhos e catchup, inserindo outros itens no já vasto mix de produtos Pindorama.


Fábrica

A nova fábrica de atomatados e de doces da Cooperativa Pindorama está em construção e tem previsão de entrar em operação ainda em 2022.


Safra

Com 18,2 milhões de toneladas de cana processadas, o Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL divulgou o boletim quinzenal de nº 16 com os dados da produção da safra 21/22 atualizados até o dia 30 de abril. De acordo com o levantamento, que apresenta a produção final de todas as unidades industriais, o ciclo teve um crescimento de quase 7% face a moagem passada que foi de pouco mais de 17 milhões de toneladas de cana esmagadas.


Cana

Do total de cana processada na safra 21/22, 8.536.907 toneladas foram de cana própria das usinas, 1.150.042 de acionistas, 7.905.690 de fornecedores e 634.854 toneladas de outras origens.


Mix

Das mais de 18,2 milhões de toneladas de cana beneficiadas no ciclo 21/22, 15.814.096 toneladas foram destinadas à produção de açúcar e 2.413.397 toneladas direcionadas à produção de etanol.


Produção

O levantamento técnico do Sindaçúcar-AL aponta ainda a produção de açúcar em 1,4 milhão de toneladas, repetindo, praticamente, os mesmos números da safra 20/21, resultando em uma variação negativa de 1,7%. Do total produzido de açúcar, 1.080.830 toneladas foram do tipo VHP, 281.567 toneladas do cristal e 44.378 toneladas do refinado.


Etanol

A produção de etanol foi de 448.617 milhões de litros. Em comparação com a moagem anterior, quando o acumulado final foi de 422.022, a variação positiva foi de 6,3%. Do total do biocombustível produzido na moagem 21/22, 198.294 milhões de litros foram do tipo anidro e 250.323 milhões de litros do hidratado.

Mais matérias
desta edição