app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA12052022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 12/05/2022 - Matéria atualizada em 12/05/2022 às 04h00

Conference

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou, ontem, do 15º CITI ISO Datagro New York Sugar & Ethanol Conference 2022. O evento teve o propósito de discutir as principais questões das indústrias globais de açúcar e etanol.


Objetivo

A conferência reuniu renomados especialistas e influentes players do setor junto a especialistas financeiros para discutir importantes temas relacionados à commodity e ao biocombustível e suas perspectivas para os próximos anos.


Participação

A palestra de abertura foi realizada pelo presidente da Única, Evandro Gussi, e pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.


Pneu

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia o lançamento do primeiro pneu produzido no Brasil, em sua unidade de Americana (SP), e que traz o óleo de soja em sua composição, em substituição aos derivados de petróleo.


Desempenho

O Wrangler Workhorse AT chega ao mercado brasileiro para equipar picapes e SUVs, trazendo o novo composto, além de uma melhora de performance.


Corte

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos tiveram em abril a primeira redução no ano de 2022 segundo os estudos publicados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (embrapa.br/suinos-e-aves/cias). O ICPFrango baixou 3,22% no mês de abril em relação a março, fazendo o índice recuar aos 431,89 pontos. Já o ICPSuíno caiu 5,20% no mesmo período, chegando aos 428,55 pontos.


Soja

A nova safra de soja do Brasil foi estimada nesta quarta-feira em recorde de 146 milhões de toneladas, alta de 19,5% ante a temporada anterior, quando a seca afetou severamente as produtividades ao Sul do Brasil, de acordo com o primeiro levantamento da consultoria Pátria AgroNegócios para o novo ciclo.


Zoneamento

A Secretaria de Política Agrícola do Mapa publicou nessa quarta-feira (11) as portarias 127 a 153, que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2022/2023, para o cultivo do girassol no Brasil.


Endividamento

O endividamento das famílias maceioenses cresceu pelo segundo mês consecutivo, chegando a 68,7% dos moradores da capital alagoana. O cenário foi apresentado na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência de Maceió (PEIC) de abril, realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


PL

Foi aprovada em sessão, nesta quarta-feira (11), pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a proposta que considera de utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação e de dessedentação animal, inclusive os barramentos ou represamentos de cursos d’água. A PL traz como justificativa uma possível falta de alimentação para os próximos anos.


Defensivos

A indústria de defensivos agrícolas do Brasil, que importa a maior parte da matéria-prima de insumos utilizados pelos agricultores brasileiros, já fechou negócios de produtos importados para atender 65% da demanda de pesticidas na nova safra 2022/23, antecipando-se em meio a preocupações com gargalos logísticos por lockdowns na China, a maior fornecedora.


Conhecimento

Após uma pausa de dois anos devido à pandemia de covid-19, a Expoalagoas Genética cumprirá em 2022 o seu papel de levar conhecimento técnico e oportunidades comerciais para criadores de produção de corte e de leite no Estado com ações itinerantes.


Oportunidade

O evento vai movimentar a pecuária do Nordeste, com a realização de quatro leilões com produtos de genética superior de bovinos e equinos. Oportunidade comercial com oferta de quase 300 animais.

Mais matérias
desta edição