app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da política alagoana #ma13052022

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 13/05/2022 - Matéria atualizada em 13/05/2022 às 04h00

NY

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou, nesta semana, no Consulado do Brasil, em Nova York, de um encontro empresarial que debateu a coordenação de políticas em energia, alimentos e meio ambiente em um cenário global em turbulência.


Presentes

A reunião, que foi presidido pela Cônsul-Geral do Brasil em Nova York, embaixadora Maria Nazareth Azevêdo, contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do deputado federal Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Setor Sucroenergético.


Sancionada

Foi sancionado pela Presidência da República, sem vetos, a Lei 14.336, de 2022, que abre ao orçamento da União crédito suplementar no valor de R$ 2,57 bilhões. Desse total, RS 868,5 milhões são para equalização de juros do atual Plano-Safra 21/22.


Plano

Os recursos irão atender programas do Ministério da Agricultura, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e operações de custeio agropecuário, de comercialização de produtos agropecuários e de investimento rural e agroindustrial voltadas ao atendimento do Plano Safra 21/22.


Consumo

O consumo nos lares brasileiros aumentou 2,59% no primeiro trimestre do ano, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A maior variação do consumo do trimestre foi registrada em março, com alta de 6,58% na comparação com fevereiro. Em relação a março de 2021, a alta é de 2,41%.


Aprovado

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.079/2021, que prorroga por mais um ano o prazo do regime aduaneiro especial de drawback, um incentivo fiscal à exportação dado às empresas quando compram matérias-primas e mercadorias para o processo produtivo. A matéria vai à sanção presidencial.


Dia de campo

O Dia de Campo Nelore Santa Catarina uniu conhecimento técnico e geração de negócios para a cadeia produtiva da carne durante encontro realizado nessa quinta-feira, 12, na Fazenda Nova Alvorada.


Palestras

Produtores rurais dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe foram recebidos pelo pecuarista Marcelo Loureiro, com três palestras temáticas sobre as tendências do mercado pecuário de corte e a prática do melhoramento genético. A programação integra as atividades itinerante da Expoalagoas Genética, promovida pela ACA.


Difusão

“O evento, que já está consolidado no calendário agropecuário de Alagoas, contribuiu para a difusão da genética Nelore, promovendo acesso ao projeto de melhoramento do criatório através da apresentação do rebanho que estará no Leilão Reprodutores do Futuro nesta sexta-feira,13”, explicou Marcelo Loureiro.


Genética

O dia de campo, segundo o presidente da ACA, Domicio Silva, faz jus à proposta da Expoalagoas Genética. “Exposição que impulsiona cada vez mais novos investimentos e negócios através da genética animal”, disse Domicio Silva.

Mais matérias
desta edição