app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA14052022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 14/05/2022 - Matéria atualizada em 14/05/2022 às 01h06

Novo time

O deputado estadual Paulo Dantas deve assumir o governo de Alagoas neste domingo, 15, após a eleição indireta na Assembleia Legislativa de Alagoas. O primeiro pronunciamento será feito no Legislativo, logo após a posse. Em seguida, anunciará mudanças no primeiro escalão.


Reconhecimento

A Cooperativa Pindorama foi agraciada com a entrega de um troféu simbólico concedido pelo governo do Estado por destaque na gestão do Programa Jovem Aprendiz aplicado pelos setores de Recursos Humanos e Administrativo da empresa. A entrega do prêmio ocorreu no Instituto Federal de Alagoas-IFAL - campus Coruripe.


Selecionados

Em 2022, a Cooperativa Pindorama já promoveu seletiva do Programa Jovem Aprendiz para preenchimento de 43 vagas urbanas e 38 rurais de estágio para estudantes, ofertando aprendizagem profissional com o intuito de qualificar a mão-de-obra no setor produtivo.


Aprendizes

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal que está em vigor há 21 anos e que visa estimular empresas e órgãos públicos a contratar jovens com idades entre 14 e 24 anos, além de pessoas com necessidades especiais sem limite de idade, com a proposta de integrar o estudo e a prática.


Sabores de AL

Com sabores do Litoral ao Sertão, teve início na arena gastronômica da praça central do Maceió Shopping, a 13ª edição do Festival Brasil Sabor 2022, reunindo mais de 30 estabelecimentos alagoanos, entre bares e restaurantes.


Evento

Com o tema “Brasil Sabor – Maior do Mundo, Original do Brasil”, o evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), com apoio da Sedetur/AL.


Consignado

Foi prorrogada pelo Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas e autoriza pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil a fazerem o empréstimo. A prorrogação é de 60 dias.


MP

A MP, publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de março, ampliou o acesso ao crédito consignado aos beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil, além de ampliar a margem consignável de 35% para 40% da renda, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo de quase todo o ano passado.


Boletim

A Sefaz-AL divulgou o novo balanço do movimento econômico em Alagoas. O balanço constatou que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria, obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 34% no mês de abril, comparado com o mesmo mês no ano anterior.


Atacado

O setor atacadista teve aumento de 25% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de combustíveis (52%), bebidas (36%), alimentos (26%), material de construção e mercadorias em geral (14% cada), que representaram 85% dos valores totais emitidos.


Varejo

O Varejo apresentou crescimento de 26% no seu total, tendo destaque nos valores mais significativos de emissões o comércio varejista de cosméticos (99%), combustíveis (40%), alimentos (38%), supermercados e hipermercados (26%), comércio de veículos (13%) e medicamentos (6%), que representam 73% do total de emissões do período.


Indústria

O segmento industrial teve crescimento de 51% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a extração mineral (1702%), fabricação de alimentos (182%), petróleo e gás (81%), fabricação de produtos químicos (54%), fabricação bebidas (47%) e fabricação de açúcar (73%), representando um total de 66% dos valores de emissões no período.


Bares e Restaurantes 

Verificou-se um crescimento nominal de 144% na atividade de bares e restaurantes devido à retomada do turismo e dos encontros sociais em Alagoas, em comparação com o mês de abril/2022 e abril/2021. A tendência é que neste ano esta atividade econômica volte à normalidade total em suas operações. 


Merendeiras 

Com o propósito de eleger, divulgar e premiar receitas elaboradas por merendeiras que atuam em escolas públicas de educação básica localizadas em vários municípios alagoanos, foi lançada a quarta edição do Concurso de Merendeiras. A ação é promovida pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Embrapa e o Senac/AL.

Mais matérias
desta edição