Confira os destaques da economia alagoana #MA02062022
mercadoalagoas@gazetaweb.com
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 02/06/2022 - Matéria atualizada em 02/06/2022 às 04h00
UBL
O sonho de agricultores familiares produtores de leite de Alagoas se torna realidade com a inauguração da primeira etapa da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Batalha, na próxima segunda-feira, dia 06.
Primeira
A UBL, que pertence à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), vai contemplar linhas de produção e processamento em diferentes fases de abertura. Nessa primeira etapa, a indústria vai produzir leite pasteurizado, creme de leite, manteiga, iogurte e bebidas lácteas.
Inicial
A unidade tem capacidade inicial de processar 100 mil litros de leite pasteurizado e 35 mil litros de iogurte, bebidas lácteas, leite fermentado, além de 40 toneladas de manteiga por mês.
Projetada
A fábrica foi projetada para também produzir de leite em pó, leite condensado e queijos. A unidade tem capacidade plena de processar cerca de 400 mil litros de leite por dia. O empreendimento vai beneficiar cerca de dez mil agricultores, além de gerar postos direto de trabalho na região.
Voos
A Sedetur garantiu mais 286 voos extras para o Estado a partir do mês de julho. Os voos, operados pela Gol Linhas Aéreas, partem de Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Gol
Além dos extras, a Gol assegurou a expansão da malha aérea, com mais 300 voos partindo de destinos regulares, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. A previsão da companhia é operar um total de 2.147 voos, entre fretados e regulares, de julho até dezembro de 2022.
Passageiros
O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares também cresceu. Em abril, aproximadamente 165 mil pessoas circularam pelo aeroporto - número 152,81% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Quadrimestre
No total, de janeiro a abril de 2022, circularam pelo aeroporto 791.840 pessoas, o que representa um crescimento de 44% no acumulado do ano.
Artesãos
Em Alagoas, mais de 19 mil artesãos estão registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). O Sicab faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), uma iniciativa do Governo Federal que integra o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e que, em Alagoas, é coordenado pela Sedetur.
Profis
A Sefaz-AL reabriu a adesão ao prazo do Programa de Recuperação Fiscal (Profis) 2022, que dispõe de débitos do Imposto sobre ICMS. Agora, os interessados poderão aderir ao programa até 31 de agosto.
Fertilizantes
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3507/21, que cria um programa baseado em incentivos fiscais para estimular a produção nacional de fertilizantes.
Biodiesel
Em meio ao risco de desabastecimento de diesel no Brasil nos próximos meses, levantado por entidades de importadores a caminhoneiros, o setor de biodiesel diz já estar preparado para uma elevação imediata da mistura do biodiesel no diesel - atualmente em 10% - para 12% agora e 14% ao longo de 2022.
Reunião
O presidente da Unicafes Alagoas, Antônino Cardozo, participou nessa quarta-feira, 1º de junho, em Brasília, da reunião da Frente Parlamentar do Biodiesel. O encontro foi pautado pela apreciação do relatório final da ANP, que possivelmente vai indicar a necessidade de enfrentamento ao desabastecimento do diesel com o aumento da mistura do biodiesel.
Grupo
O encontro ainda apontou para a criação de um grupo de trabalho que vai atuar nas alterações da minuta da lei que instituirá o Selo Biocombustível Social (SBS).