app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA23062022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 23/06/2022 - Matéria atualizada em 23/06/2022 às 04h00

Collor

Com uma agenda sempre presente no setor agropecuário alagoano, com ações voltadas ao fomento do segmento em todas as suas vertentes. O senador Fernando Collor, pré-candidato ao governo de Alagoas, defendeu ações mais efetivas voltadas à agropecuária do Estado.


Bacia

Collor destacou ainda a importância da bacia leiteira do Estado, onde, recentemente, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da CPLA, em Batalha, gerando novos postos de emprego e mais renda para o setor. “Temos que incentivar o associativismo e o cooperativismo”, reforçou.


Milho

O plantio de milho em Alagoas segue um cenário ainda indefinido, segundo o presidente da Comissão Estadual de Grãos de Alagoas, Hiberno Cavalcanti. Enquanto em algumas áreas o plantio chegou e ser realizado, em outras o processo sequer teve início devido ao excesso de umidade.


Dificuldades

Enquanto a janela ideal para o plantio do milho já está passando, áreas plantadas, em geral, estão sofridas por falta de adubação de cobertura ou por lixiviação dos fertilizantes.


Safra

Hibernon destacou ainda que, diante da realidade atual, não se pode dar uma previsão da safra de milho deste ano em Alagoas. Ela irá depender muito da reposição dos fertilizantes, que estão caros, e de o inverno se estender mais.


Trabalhador do Açúcar

O setor sucroenergético alagoano comemora, amanhã, 24 de junho, o Dia do Trabalhador na Indústria do Açúcar. A data é celebrada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar no Estado de Alagoas (STIAAL), que destaca, principalmente, a manutenção dos postos de trabalho em meio a momentos difíceis passados com a pandemia da Covid-19.


Postos

Dados do STIAAL apontam que, com 15 unidades da agroindústria canavieira em operação, o Estado conta com um contingente de dez mil trabalhadores do segmento da indústria e também do setor administrativo atuando nas usinas.


Selo Arte

O governo federal publicou nessa quarta-feira (22) o Decreto Nº 11.099, que regulamenta o art. 10-A da Lei nº 1.283, de 1950, que instituiu o Selo Arte, e a Lei nº 13.860, de 2019, que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais.


Decreto

Além de criar o selo Queijo Artesanal, o objetivo do novo decreto é esclarecer as competências de fiscalização, regulamentar a ampla comercialização nacional dos produtos e garantir a prestação de informações adequadas aos consumidores, em especial sobre saúde e segurança dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.


Movimento

O Movimento Nova OCB vem recebendo adesão de novas cooperativas, somando mais de 40 cooperativas mobilizadas. Durante encontro realizado na terça-feira, 21, o Movimento fez uma apresentação de quinze novas cooperativas que foram integradas ao time.


Encontro

O encontro cooperativo também apresentou oficialmente os projetos do Encontro do Cooperativismo de Alagoas (ENCOOPAL) e a 1ª Feira Alagoas Coop. Os dois eventos do Movimento têm a proposta de fomentar as ações do cooperativismo, em seu múltiplos ramos de atuação.


Fomento

Além de promover a retomada de eventos exclusivos para fomentar o cooperativismo em Alagoas, o Movimento Nova OCB é um dos responsáveis por articular a retomada do CONECOOP e pela efetivação do 1º Termo de Fomento do Cooperativismo.


Momento

“Esse é um grande momento do cooperativismo de Alagoas, com um engajamento nunca visto para melhorar a atuação das nossas cooperativas. Esse é o caminho para trazer mais oportunidades de intercooperação e crescimento”, destacou Flávio Marroquim, representante do Sicredi.

Mais matérias
desta edição