Confira os destaques da economia alagoana #MA21072022
.
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/07/2022 - Matéria atualizada em 21/07/2022 às 04h00
Equalização
O Ministério da Economia publicou a Portaria Nº 6.454, que autoriza o pagamento de equalização de taxas de juros em financiamentos rurais no âmbito do Plano Safra 22/23. O total de recursos equalizáveis disponibilizados para a atual safra soma R$ 115,8 bilhões.
Programas
A Portaria permitirá que as instituições financeiras iniciem, de imediato, o atendimento da demanda dos produtores rurais por esses recursos, direcionados principalmente para investimentos, no âmbito dos programas de investimento, como por exemplo Programa ABC+, Inovagro, Pronaf e o Pronamp, entre outros.
Imóveis
A Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União apresenta mais um mecanismo para a alienação de imóveis da União: a venda direta. Na prática, ativos que não foram vendidos em licitações desertas ou fracassadas – tanto na modalidade de venda tradicional quanto pela Proposta de Aquisição de Imóveis – podem ser colocados na esteira de vendas com 25% de desconto.
Inovamente
O Sebrae Alagoas, por meio da Agência de Atendimento Integrada em Delmiro Gouveia, promove a ‘Inovamente – Jornada Escolar Empreender para Crescer’, um encontro com palestras sobre empreendedorismo. O evento ocorre entre os dias 19 e 29 de julho em escolas da rede pública e privada dos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca.
Renda
Em 2022, os pequenos negócios geraram uma renda de aproximadamente R$ 420 bilhões/ano, reforçando a importância do seu papel na economia brasileira.
Leilões
Os preparativos para a realização da 72ª Expoagro seguem a pleno vapor. De acordo com a ACA, a programação da exposição, que ocorre no período de 21 a 29 de outubro, no Parque da Pecuária, em Maceió, está sendo fechada. Oito leilões já foram confirmados, além de encontros técnicos, entre outras atrações.
Asplana
Os fornecedores de cana de Alagoas recebem na próxima segunda-feira, 25, às 9h30, na Asplana, o governador Paulo Dantas. O chefe do Executivo estadual é o terceiro pré-candidato ao governo do Estado a participar do encontro na associação com o propósito de apresentar propostas e discutir as demandas do setor canavieiro.
50 anos
Única instituição brasileira focada totalmente no fortalecimento das micro e pequenas empresas do Brasil, o Sebrae completou 50 anos, no dia 05 de julho. Em Alagoas, estado em que mais de 90% dos negócios são formados por pequenas empresas, o Sebrae segue sua missão de tornar o setor mais competitivo e sustentável, a data foi comemorada nessa quarta-feira, 20.
Melhoria
Exaltando os feitos do Sebrae de hoje e as perspectivas para os próximos anos, o diretor- superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, ressalta que a instituição contribui com a melhoria do ambiente de negócios e a economia nacional, sobretudo no Nordeste, desde 1972, quando ainda era Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa, o ‘Cebrae com C’.
Participação
“Não fosse a contribuição do Sebrae, o Brasil não teria tantas micro e pequenas empresas como tem hoje. Elas compõem 30% do nosso produto interno bruto. Ainda é pouco, mas a tendência é o crescimento da participação dessas mais de 19,5 milhões de empresas em todo o Brasil”, afirma Vieira.
Endividamento
As altas constantes dos preços de produtos e serviços essenciais vêm impactando o orçamento doméstico: do universo de 69,6% famílias endividadas, 86,8% delas comprometem entre 11% e 50% do salário com dívidas, isso quando o ideal é não ultrapassar o limite de 30%. Os números representam a realidade dos consumidores de Maceió e foram levantados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), do Instituto Fecomércio AL em parceria com a CNC.