app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5691
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA03082022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 03/08/2022 - Matéria atualizada em 03/08/2022 às 04h00

Mulheres 

O Projeto Dom Hélder Câmara e quatro unidades da Embrapa realizarão capacitações de mulheres do campo em 40 municípios nos estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Bahia. 


Participação 

Por meio do projeto, coordenado pelo Mapa, 740 mulheres e 170 técnicos e extensionistas rurais serão capacitados, englobando 1.400 famílias no semiárido brasileiro até o fim do ano. 


Alagoas 

Em Alagoas, 100 boleiras e doceiras em situação de vulnerabilidade social de 16 municípios -   residentes em áreas rurais e periurbanas - receberão orientações relacionadas à produção local, organização do trabalho, estímulo ao empreendedorismo e inserção em redes de turismo comunitárias internacionais como instrumentos para a autonomia econômica sustentável. 


Seagri 

O comando da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas tem agora um novo gestor, o secretário Executivo de Gestão Interna na Seagri, Rodrigo Gaia, que exercerá a pasta de forma interina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de ontem. 


A pedido 

Gaia, que estava à frente da Gestão Interna da Seagri desde 2020, assume a vaga deixada pelo ex-secretário Maykon Beltrão, que pediu exoneração do cargo para se dedicar, como coordenador, à campanha de reeleição de seu irmão, o deputado federal Marx Beltrão. 


Veículos 

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou que as vendas de veículos automotores novos sofreu uma leve queda no mês de julho, quando foram comercializadas 307.709 unidades. O total é 0,5% a menos que o registrado no mesmo mês de 2021 e 2,61% inferior às vendas de junho de 2022. 


Acumulado 

A Fenabrave divulgou que, no acumulado do ano (janeiro a julho), foram vendidos 1.958.945 veículos, 2,65% a menos do que registrado no mesmo período de 2021. 


Taxistas 

Terminou, ontem, 02, o prazo dado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para o envio de dados sobre os motoristas que poderão ser atendidos pelo Benefício Emergencial Taxista. A primeira e a segunda parcelas serão pagas em 16 de agosto. 


BNB 

Empresas que são clientes do Banco do Nordeste (BNB) têm mês de julho a opção de receber crédito para capital de giro direto na conta em apenas um dia e realizando a operação pelos canais digitais. 


Flash 

A nova modalidade de empréstimo, chamada Giro Flash, já está disponível, e as operações podem ser feitas com valores a partir de R$ 1 mil. As parcelas do pagamento serão a partir de R$ 300. O prazo para quitação será de até 36 meses para micro e pequenas empresas ou 48 meses para clientes de maior porte. 


Expo Bacia

A Expo Bacia Leiteira, que vai acontecer entre os dias 14 e 17 de outubro, em Batalha, volta a apresentar o melhor da produção da pecuária leiteira de Alagoas. Além de reunir expositores das raças girolando e gir leiteiro, o evento abre espaço para palestras e cursos. 


Encontro

O grande encontro da cadeia leiteira também confirma na programação os julgamentos de animais e a realização do Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar. Democrático, o evento vai receber diferentes categorias de produtores, do agricultor familiar ao grande produtor no Parque Mair Amaral.

Mais matérias
desta edição