loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6001
Maceió, AL
28° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA25082022

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Carga

O prazo para que os transportadores autônomos de carga façam a Autodeclaração do Termo de Registro do TAC, para recebimento da primeira e segunda parcelas no dia 6 de setembro, encerra no dia 29 de agosto, às 18h. Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da ANTT, mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

Caixa

A Caixa inaugurou a milésima agência com atendimento exclusivo para mulheres. O atendimento em tais unidades é feito por empregados capacitados para prestar informações sobre formalização de microempreendedoras individuais, orientação financeira, empreendedorismo e acolhimento às mulheres em situação de violência.

Grãos

As primeiras projeções para a produção total de grãos para a safra 22/23 apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão.

Safra

A safra da cana, ciclo 22/23, deverá ser iniciada na próxima semana com a previsão do começo da moagem pelas usinas Santo Antônio e Pindorama, a partir do dia 30.

Endividados

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de julho consolida a tendência de alta iniciada em março deste ano e registra a maior taxa de maceioenses com alguma dívida em 2022. Segundo o levantamento, que é realizado pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a CNC, 71,1% das famílias da capital alagoana estão endividadas.

Em alta

O cenário local, alcançado após cinco altas consecutivas, acompanha o contexto nacional. De acordo com a pesquisa da CNC, que abrange todas as capitais do país e o Distrito Federal, o nível de endividamento do brasileiro chegou, em julho, ao maior patamar dos últimos doze anos, com 78% das famílias nessa condição.

Em baixa

Para o economista e coordenador do Instituto Fecomércio Alagoas, Victor Hortencio, o panorama apresentado pelas pesquisas é reflexo da queda do poder de compra da população, provocada por uma pressão inflacionária de dois dígitos, que força as pessoas a se endividarem para conseguir manter o padrão de consumo, em meio à volta da normalidade no funcionamento dos setores de bens e serviços, antes contidos devido às restrições da pandemia de Covid-19.

Atraso

A pesquisa ressalta ainda o aumento da inadimplência, que chegou ao patamar de 21,6%. De junho a julho, o levantamento demonstra um acréscimo de pelo menos duas mil famílias com contas em atraso, registrando, em números absolutos, um total de 65 mil famílias nessa condição. Em se tratando do impacto do endividamento no orçamento familiar, 88% dos endividados estão com 11% a 50% do salário comprometido com dívidas. Neste aspecto, Hortencio ressalta que o indicado para ter uma vida financeira saudável é não ultrapassar o limite de 30%.

Expo

Maior evento leiteiro de Alagoas, a Expo Bacia Leiteira chega à sua 39ª edição sendo considerada uma das maiores do Nordeste especializada nas raças de gado de leite. A exposição, que ocorre entre os dias 14 e 17 de setembro, em Batalha, deve reunir mais de 400 animais em exposição, julgamento, torneio leiteiro e shopping de animais, impactando diretamente na economia da Bacia Leiteira do estado.

Programação

O evento traz uma programação completa para criadores, estudantes, empresas do agronegócio e toda a população da região. A programação terá, ainda, Feria de Negócios Agrícolas, 2° Pavilhão do Leite, Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão da Tecnologia da Produção Leiteira, além de palestras técnicas voltadas para o setor.

Relacionadas