Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA27082022
.

Lançamento
A ACA lança oficialmente a 72ª Expoago Alagoas no dia 05 de setembro, às 18h, no Parque da Pecuária, em Maceió. O lançamento ocorre durante o Encontro de Pecuaristas de Alagoas (EPA). A Expoagro Alagoas ocorre entre os dias 22 a 30 de outubro. O presidente da ACA, Domício Silva, acredita que o momento será uma oportunidade para abrir a temporada de remates e eventos da agropecuária alagoana para o 2º semestre.
Faturamento
“Vamos apresentar a programação da Expoagro, que neste ano terá oito leilões e uma expectativa de faturamento de R$ 25 milhões. Mas a temporada de eventos já começa em setembro, com o leilão Mega Touros e no começo de outubro também teremos o leilão Varrela Produção”, atenta Domício.
Programação
Durante o lançamento, serão apresentados os julgamentos de animais, abertura de espaço nos estandes para os expositores, feira de negócios, shopping de animais, Expoagrinho e muito mais. Na oportunidade, também será realizada a inauguração da nova Casa do Criador, local tradicional de encontro entre os pecuaristas que visitam o Parque da Pecuária, localizado no bairro do Trapiche, na capital de Alagoas.
Inovação
Primeira moeda social a circular no Sertão de Alagoas, a Caatinga e-dinheiro vai ser uma das novidades da 39ª Expo Bacia Leiteira. Durante a exposição, que ocorre entre os dias 14 e 17 de setembro, a moeda vai circular no Parque Mair Amaral, em Batalha. A moeda terá o mesmo valor que o real e com monitoramento pelo aplicativo e-Dinheiro Brasil Social, disponível na Play Store e Apple Store.
Moeda digital
A moeda é uma iniciativa do FUNPET, com propósito de combater a pobreza e valorizar a economia local. Após a 39ª Expo Bacia, o dinheiro digital deve começar a circular pelos municípios de Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Izidoro. A moeda é 100% digital e todo o lucro das taxas são revestidas em crédito produtivo dos produtores locais.
Reunião
Representantes das unidades industriais da agroindústria canavieira de Alagoas participaram, nesta semana, de uma reunião técnica na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No encontro, foram debatidos as normas, leis e problemas advindos do transporte de cana, já que, neste início do mês de setembro terá início a safra 22/23 no Estado.
Mutirão
A Federação da Agricultura de Alagoas em parceria com o Senar/AL e sindicatos rurais promovem, na próxima semana, um mutirão de mobilização para que produtores rurais endividados tenham a oportunidade de renegociar os débitos de operações de crédito rural contratadas com recursos dos fundos constitucionais de financiamento. Os descontos podem chegar até 90%. As reuniões contam com o suporte do BNB, responsável pela operação do FNE
Início
O mutirão terá início em Arapiraca, dia 29, na sede do sindicato rural. De acordo com o calendário, os mutirões serão realizados também em Maceió, no dia 1º de setembro, na sede da Federação da Agricultura; Palmeira dos Índios, no dia 05, no sindicato rural, e em Penedo, no dia 13, também no sindicato rural.
Sertão
Já no município de Batalha, a mobilização ocorrerá no dia 15, e em Santana do Ipanema, no dia 20. Nos dois municípios, ação será realizada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
Crioulas
O Ministério da Agricultura e a Embrapa firmaram parceria para o incremento e potencialização do cultivo e agregação de valor às variedades crioulas de inhame e abóbora. O objetivo é gerar oportunidades de melhoria de renda e saúde das famílias agricultoras em Alagoas.
Beneficiários
O projeto beneficiará 2.365 agricultores familiares alagoanos. Ainda que as ações estejam concentradas em Alagoas, a expectativa é que os resultados tenham impacto em nível regional. Serão investidos R$ 175 mil em 24 meses.